Exercícios e Treinos

26/06/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 09:42

Defina o seu abdômen: aprenda 6 exercícios para perder barriga

Com disciplina, estes exercícios para perder barriga podem ser feitos em casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Preocupado com o volume indesejado na região abdominal? Cedo ou tarde, a "operação verão" vai ter que começar. Então que tal planejar um treino com exercícios para perder barriga?

Exercícios para perder barriga em casa

Aquela barriguinha de cerveja ou do abuso de guloseimas é o terror de muita gente. Mas não há motivo para pânico. Existem diversos exercícios para perder barriga que podem ser realizados no conforto do lar, sem nenhum equipamento de ginástica.

Foto: ShutterstockFoto: Shutterstock

Na verdade, é bom você ter em mente: os exercícios para perder barriga devem ser praticados em conjunto com uma alimentação saudável e balanceada e com atividades cardiorrespiratórias regulares. Tendo esses preceitos e as dicas abaixo em vista, você poderá tonificar os músculos e ganhar, assim, a famosa barriga de tanquinho.

6 exercícios para perder barriga

Tente manter um treino diário com 10 a 15 repetições e três a quatro séries de quatro destes exercícios:

Abdominais simples

É o mais básico e mais conhecido dos exercícios para perder barriga. Deite-se no chão com os joelhos dobrados e as mãos atrás da cabeça. Mantenha os cotovelos para trás e fora do campo de visão. A cabeça precisa estar em uma posição neutra com espaço entre o queixo e o peito. Liderando o movimento com o queixo, movimente o peito para cima, contraindo os abdominais e levantando os ombros do chão. Lembre-se de manter a cabeça e as costas numa posição neutra. A hiperextensão ou hiperflexão pode causar lesões.

Abdominal com perna esticada

É semelhante ao abdominal simples, serve para aumentar a força e flexibilidade do abdômen, da parte de baixo das costas, pernas e bumbum. Deite-se de costas no chão e estique as pernas. Ponha as mãos atrás do pescoço, contraia o abdômen e levante, como se tentasse ficar numa posição sentada, mas sem flexionar as pernas. Tente manter o movimento suave.

Abdominal reverso

Deite no chão com os joelhos semiflexionados e os pés apontando para cima. Você deve fazer, com a perna, um movimento de contração do abdômen no qual vai parecer que você está tentando empurrar o teto com a sola de seus pés. Retorne lentamente para a posição inicial.

Abdominal bicicleta

Deite-se de costas com os joelhos ao nível do peito e com os braços no chão. Alterne a extensão das pernas, estendendo uma perna até ficar direita e enquanto recolhe uma perna comece a estender a outra. Continue a repetir o processo, como se estivesse pedalando uma bicicleta até fazer as repetições necessárias. É importante manter as costas retas durante o exercício. Este movimento também pode ser utilizado como uma forma de aquecimento antes de um treino.

Flexão do quadril deitado

Esse exercício trabalha a porção inferior da musculatura abdominal. Ele pode ser feito com os joelhos dobrados ou esticados – a última opção é mais difícil. Deite no chão e eleve as pernas até que fiquem em posição vertical. Depois, desça até que os calcanhares quase toquem no chão. Repita o movimento até o número desejado de repetições.

Prancha

Esse movimento tem a vantagem de trabalhar o músculo transverso abdominal, mais profundo e que normalmente não é trabalhado por outros exercícios abdominais. Deite-se com a barriga para o chão e suba sobre seus cotovelos e ponta dos pés, conforme demonstrado na foto. Este é um exercício isométrico, havendo contração sem movimento. Permaneça nessa posição por pelo menos 30 segundos (ou até você não aguentar mais), descanse, e repita em três séries, pelo menos.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ