Exercícios e Treinos

01/09/2015 04:24 - Atualizado em 06/12/2016 07:04

Dançar emagrece e melhora a autoestima

Para perder peso, é preciso escolher a modalidade certa e adotar hábitos saudáveis.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Divertir-se e ao mesmo tempo perder peso parece ser uma ótima ideia, não é mesmo? Mas será que dançar emagrece mesmo? Isso depende de vários fatores, como a modalidade praticada e a frequência das aulas, sem falar que a alimentação também é fundamental para conseguir bons resultados com a atividade.

Além de ajudar no processo de emagrecimento, dançar também traz outros benefícios para a saúde física, mental e até mesmo emocional. As aulas queimam calorias, melhoram a concentração e ainda proporcionam bem-estar.

Saiba como dançar emagrece

Muitas mulheres optam pelas aulas de ritmo nas academias para manter a forma, pois dançar emagrece e traz benefícios para a saúde e para o bem-estar. Mas, para conseguir esses resultados, Carine Soares, personal trainer e professora de zumba, afirma que depende também de outros fatores.

mulheres mostrando que dancar emagrece

É preciso escolher uma modalidade que queime bastantes calorias e praticá-la com regularidade. “Os resultados de emagrecimento dependem do tipo de dança que a pessoa vai fazer, pois algumas proporcionam uma grande perda calórica em cada aula, como é o caso da zumba. A frequência e a intensidade das aulas também influenciam”, destaca Carine.

Saiba Mais
Samba queima muitas calorias de forma animada
Danças brasileiras valorizam a cultura e fazem bem para o corpo
Dança africana deixa o corpo em forma: Conheça os ritmos

Entre as principais modalidades indicadas para eliminar os quilos extras estão a zumba, o samba e o jazz.

Quando o quesito é eliminar peso, a primeira delas é a campeã. A modalidade mistura uma série de ritmos e movimentos nas coreografias, com influência do hip hop, do flamenco e da dança africana. As aulas são animadas e dinâmicas, chegando a queimar até mil calorias em uma única sessão.

O samba também é outro aliado na luta contra a balança. O ritmo brasileiro pode ser dançado sozinho ou em pares, e geralmente as academias disponibilizam os dois tipos de prática. Cada aula queima em média 600 calorias e ajuda a definir pernas, glúteos e braços.

Já o jazz mistura balé, dança contemporânea e danças africanas, trabalhando com movimentos bem amplos e uma boa postura corporal. Atinge todas as partes do corpo e pode queimar cerca de 500 calorias por aula.

Além da escolha pela modalidade certa, a reeducação alimentar é outro ponto importantíssimo para conquistar bons resultados com qualquer tipo de atividade física. A dieta precisa fornecer energia para o corpo realizar os exercícios e controlar o consumo de gorduras, açúcar e sódio.

Outros benefícios da dança

Com mudança de hábitos e disciplina, dançar emagrece e ainda melhora a saúde física, mental e emocional.

As aulas trabalham com movimentos que desenvolvem praticamente todos os grupos musculares, ajudando a fortalecer e tonificar o corpo. Também melhoram o condicionamento físico de uma forma geral, aumentando a capacidade respiratória, a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade e a mobilidade das articulações.

Dançar ainda requer concentração para processar e executar os movimentos de forma coordenada, estimulando assim o hipocampo, área do cérebro responsável pela memória. Também é uma forma de aliviar o estresse, pois proporciona prazer, aumenta a autoestima e o bem-estar mental e emocional com a liberação de endorfina, que melhora o humor.

Outra vantagem da dança é que ela pode ser praticada por qualquer pessoa. Hoje em dia, as academias oferecem cursos de estilos variados e para alunos de todos os perfis, idades e níveis de condicionamento. Então, basta achar uma modalidade que você goste e comprovar que dançar emagrece.

Vamos cair na dança? Qual seu estilo favorito? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
queimar calorias
perder peso
emagrecimento
aeróbico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ