Exercícios e Treinos

02/11/2015 10:26 - Atualizado em 29/11/2016 08:48

Dançar axé queima calorias e melhora a saúde

Gênero musical propõe coreografias agitadas e contribui para a coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Eliminar gordurinhas e perder medidas nem sempre é uma tarefa fácil. Para muita gente, só a ideia de fazer musculação ou correr horas na esteira já causa desânimo. Porém, é possível conquistar um corpo bacana se divertindo (muito!) enquanto você dança axé.

O estilo musical típico da Bahia ultrapassa os limites territoriais e pode animar qualquer brasileiro. A proposta é unir diversão e movimento. Haja fôlego para aguentar o pique!

alunos numa aula de axé

Dance axé e desfrute de benefícios

O próprio nome desse gênero musical confirma que ele é pura positividade. "Axé" é uma expressão do candomblé e da umbanda que significa um desejo de energia positiva. O estilo surgiu em Salvador, a capital baiana, e conquistou o Brasil inteiro com hits memoráveis.

As músicas são, geralmente, bastante agitadas e acompanhadas por coreografias. Quem se aventura na prática tende a desenvolver a coordenação motora, a flexibilidade, o equilíbrio, a agilidade e o ritmo. E o melhor: tudo isso enquanto queima cerca de 400 calorias em uma hora de aula.

O exercício aeróbico pode ser praticado em escolas de dança ou nas próprias academias. Inserida numa rotina de exercícios variada, a atividade ajuda na perda de peso e no aumento de massa magra. É importante, também, que seja aliada a uma alimentação saudável.

O importante é se movimentar

Por mais que a rotina seja agitada e você acredite que não haja tempo para atividades físicas, é melhor repensar essa questão. A taxa de sedentarismo no Brasil é preocupante. Uma pesquisa recente, divulgada pelo Ministério da Saúde, revelou que 45,9% dos brasileiros são sedentários, o que representa 67 milhões de pessoas.

O Brasil está à frente de países como Estados Unidos (40,5%), Espanha (35%) e Índia (15,6%). Ao não praticar nenhum tipo de atividade física, as pessoas aumentam as chances de desenvolver problemas como hipertensão, diabetes, obesidade e muito mais.

Saiba Mais
Dançar jazz ajuda a deixar o corpo em forma
Danças brasileiras valorizam a cultura e fazem bem para o corpo
Stiletto: Dança das poderosas queima calorias

Nunca dançou axé? Não deixe a vergonha lhe impedir de se encantar com o gênero musical! No início, até pode parecer complicado acompanhar os passos, mas, com um pouquinho de prática, logo você já se sentirá mais confortável e confiante.

Você verá que a dança contribui, também, para o aumento da sua autoestima, além de proporcionar novas amizades e bate-papos com os colegas da turma. Se tudo isso não fosse mais que suficiente, a atividade física proporciona maior proteção do organismo contra problemas cardíacos e respiratórios, melhora o sistema nervoso e potencializa a circulação sanguínea.

Além de se manter ativo, você já vai aprendendo os hits que deverão ser sucesso no próximo Carnaval e pode até ensinar alguns passinhos para as amigos. Lembre-se: divertir-se é o primeiro passo para conquistar bons resultados nos exercícios.

Não faça parte das estatísticas e garanta mais qualidade de vida para o seu dia a dia. Procure já uma aula de axé e se jogue!

O que achou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
perder peso
aeróbico
Carnaval
bahia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ