Exercícios e Treinos

29/07/2015 04:11 - Atualizado em 02/12/2016 08:43

CrossCore: Abdominal suspenso fortalece a musculatura

Exercício estimula os músculos do core a partir do peso do próprio corpo.

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Redação

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O CrossCore utiliza o peso do próprio corpo. Esse equipamento é indicado para treinamento suspenso e oferece a possibilidade de realizar uma enorme gama de exercícios. O seu principal benefício é o fortalecimento do core, região que dá estabilidade para os movimentos do corpo.

Todos os movimentos têm início nele. O core é a junção de 29 músculos corporais. Também chamada de complexo lombo-pélvico, a musculatura dessa região ajuda a solidificar os movimentos da pelve e da coluna lombar, facilitando as atividades no dia a dia.

Extremamente versátil, o CrossCore pode ser praticado por quem deseja tonificar o corpo e melhorar a resistência. Porém, assim como em qualquer outra atividade, o desempenho e os resultados só são potencializados com uma alimentação regrada e boas noites de sono.

crosscore

Indicações do CrossCore

Segundo Leandro De Rossi de Lima, professor da academia Fit Premium, o CrossCore permite a prática de atividades para o corpo inteiro. Os exercícios mais tradicionais envolvem a realização de remadas, abdominal, supino, rosca direta, tríceps testa e outros. Tudo depende do seu condicionamento atual.

Os músculos trabalhados durante a atividade são os das regiões abdominal, peitoral e dorsal, além de bíceps, tríceps e ombros. “Geralmente, são executadas séries com peito e tríceps no mesmo dia, ou dorsais e bíceps em outro dia”, explica.

Para evitar lesões e o famoso overtraining, jamais pratique movimentos idênticos dois dias seguidos. Os músculos necessitam de repouso após o estímulo. O exagero pode ocasionar a diminuição de resultados e acarretar lesões.

Benefícios do CrossCore

Por ser um equipamento completo, o CrossCore garante a tonificação de diversos músculos. O seu objetivo principal, porém, está no fortalecimento da região do core, localizada no abdômen.

Também há outras vantagens, como a melhora da capacidade cardiorrespiratória e o desenvolvimento da consciência corporal. Com isso, o praticante melhora a postura, aumentando os resultados dos exercícios e prevenindo lesões.

Qualquer pessoa pode praticar, desde que os níveis de treinamento sejam analisados. “É necessário ter cuidado para não se desequilibrar ou forçar demais com alunos iniciantes”, diz Lima. Em caso de doenças ou lesões, a conversa com o médico responsável pelos cuidados é essencial.

O treinamento é pesado e necessita do controle de profissionais. O professor de Educação Física habilitado para dar as coordenadas é de grande valia, durante a prática da atividade. Jamais copie exercícios de famosas ou de vídeos publicados na internet. O que funciona para outros pode não dar certo para você.

Quais são seus exercícios de academia favoritos? Conte para nós! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de atividade física.

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abdominal
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