Exercícios e Treinos

20/09/2015 07:55 - Atualizado em 03/12/2016 08:11

Cross fight combina luta e treino funcional

A modalidade ajuda a emagrecer e a conquistar o corpo dos sonhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você ainda não ouviu falar, logo vai saber o que é o cross fight. Essa modalidade de atividade física está movimentando as academias do Brasil e tem foco na melhora do desempenho físico de atletas e praticantes de diferentes tipos de lutas.

Na verdade, a prática pode ser descrita como um conjunto de movimentos funcionaisDurante o treinamento, o preparador desenvolve alguns movimentos e estímulos que se aproximem ao máximo do ambiente da luta do aluno, de uma forma periodizada. Saiba mais a seguir.

mulher de luvas de boxe lutando cross fight

Cross fight reproduz movimentos de lutas

“No cross fight, são utilizados chutes, joelhadas, cotoveladas, quedas, defesas e vários acessórios para tentar potencializar essas técnicas”, explica o preparador físico Felipe Kutianski, que atua na Ziva Brasil.

Ele conta que, com a popularização das lutas, muitas pessoas começaram a procurar a "receita do bolo" dos atletas. O treinamento funcional realizado durante as periodizações de alguns profissionais foi adaptado para o público fitness, tornando-se algo de mais fácil acesso ao aluno regular das academias.

O educador físico conta que a modalidade não tem nenhuma restrição ou contraindicação. Segundo Kutianski, qualquer pessoa saudável e com as devidas orientações médicas está apta para a prática, “desde que seja devidamente orientada por um profissional de educação física capacitado”.

Os benefícios do cross fight para o corpo e para a saúde são bem amplos. Além da melhora na capacidade cardiorrespiratória, o praticante tem excelente diminuição do percentual de gordura corporal. O desempenho esportivo também é potencializado.

Saiba Mais
Conheça os tipos de luta e escolha o seu preferido
Corrida emagrece e melhora a saúde do coração
Risco de rabdomiólise preocupa praticantes do crossfit

Como praticar o cross fight de forma segura

Kutianski lista alguns cuidados fundamentais na prática do cross fight e também de qualquer outra atividade física. Seguindo essas orientações, você estará seguro e os resultados serão os esperados, com saúde. Confira:

1. Lembre-se sempre que o melhor investimento em fitness é no profissional que estará ao seu lado, e não no local.

2. Respeite os limites do seu corpo. Ninguém conhece ele melhor que você mesmo.

3. Planeje-se. Procure criar objetivos, estratégias e metas com seu professor nos seus treinos.

Além disso, use roupas adequadas para praticar os exercícios, que garantam segurança, flexibilidade e conforto. Caso sinta dores ou fadiga durante o treino, pare imediatamente e procure orientação médica.

Quando você decide realizar uma atividade física, deve ter um objetivo claro, seja por estética ou pela saúde. Encoraje sua família a apoiá-lo e, se possível, acompanhá-lo na academia.

Se for se exercitar ao ar livre, não esqueça de se proteger. Aplique protetor solar com fator de proteção 15 ou superior e use um boné. Evite também a exposição ao sol entre as 10h e as 16h.

Pronto para aderir ao cross fight? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
lutas
treinamento funcional
academia
emagrecer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ