Exercícios e Treinos

04/11/2014 12:00 - Atualizado em 24/11/2016 08:11

Corrida para iniciantes: Confira 5 dicas para praticar

Corrida para iniciantes deve ser adequada ao condicionamento físico de cada um.

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Redação

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Para muitas pessoas, o horário de verão funciona como um despertador: indica que chegou a hora de se preocupar com a forma física e perder aqueles quilinhos extras para não fazer feio na praia ou na piscina. A temperatura amena da primavera e os dias mais longos também contribuem para começar ou retomar uma atividade física.

Entre as modalidades mais acessíveis, a corrida costuma ganhar muitos adeptos nessa época do ano. Por isso, reunimos algumas dicas de corrida para iniciantes, a fim de ajudá-lo a manter o ritmo e alcançar seus objetivos.

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5 dicas de corrida para iniciantes

1. Invista em equipamentos

Embora a corrida seja, em essência, um esporte sem maiores complicações no que diz respeito a equipamentos ou estrutura - afinal, ninguém está impedido de correr descalço na rua -, vale a pena investir um dinheirinho em produtos de qualidade, a fim de melhorar o conforto e a segurança. A combinação de roupas que favorecem a transpiração com tênis adequados e leves pode fazer diferença inclusive no seu desempenho.

2. Encontre uma parceria

Correr sozinho pode ser uma boa opção porque você não depende de outras pessoas para organizar seu tempo e sua rotina de treinos, mas também pode ser desmotivador para algumas pessoas. Correr com um amigo ou familiar pode contribuir para deixar a preguiça de lado e alcançar melhores resultados, já que a tendência é de um motivar o outro. Além disso, quando praticada em grupo, a prática tende a ser mais segura, principalmente quando ocorre na rua.

3. Escolha a trilha sonora

Muita gente não consegue correr sem uma trilha sonora especialmente dedicada à prática esportiva. Além de benefícios à concentração, quem é adepto das músicas defende a ideia de que o som ajuda a manter o ritmo. Prefira músicas agitadas, que estimulem a corrida, como o rock.

4. Defina o percurso

Trata-se de uma das melhores dicas de corrida para iniciantes, já que muitas vezes a importância desse fator é ignorada por quem está começando a correr. Se você optar por correr na rua, escolha uma rota sem aclives ou declives significativos, bem iluminada, com calçadas amplas e seguras, além de quarteirões compridos. Se você corre à noite, optar por um trajeto seguro também é importante. Em geral, as avenidas costumam ser a melhor alternativa.

5. Crie uma rotina

Casos de iniciantes que começam a correr e desistem depois de um mês não são raros. Um dos motivos para isso pode ser a não adequação do tempo à prática esportiva. É necessário priorizar a corrida para que ela venha em primeiro lugar e não seja deixada para depois. Se você esperar para correr quando “sobrar um tempo”, dificilmente vai atingir bons resultados. Defina a frequência dos treinos previamente e adote essa regularidade. Apesar de ser difiícil no início, ao longo das semanas você passará a encarar a corrida como um hábito.

Treinos de corrida para iniciantes devem ser mais leves

É importante entender que ninguém tranforma-se em um atleta de alto desempenho de um dia para outro. Se você passou meses no sedentarismo, vai enfrentar dificuldades na hora de começar. Por isso, é recomendável que os treinos de corrida para iniciantes sejam leves. Comece devagar, caminhando, e vá aumentando a intensidade conforme o tempo passa e o seu condicionamento físico melhora.

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