Exercícios e Treinos

20/08/2014 09:50 - Atualizado em 02/12/2016 01:44

Correr ou caminhar? Identifique o melhor exercício para o seu perfil

A opção de correr ou caminhar depende de fatores como o condicionamento físico.

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Redação

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Você já se perguntou se vale mais a pena correr ou caminhar? A opção depende da finalidade com a qual se pratica o exercício, a avaliação de saúde do indivíduo, sua resistência e seu condicionamento físico.

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Correr ou caminhar

Descubra abaixo qual é a melhor atividade para o seu caso:

Caminhar

- Ao considerar correr ou caminhar, lembre-se do seu nível atual de preparo físico. Caminhar é a melhor atividade para pessoas que estão abandonando o sedentarismo e entrando no universo das atividades físicas.

- Beneficia os idosos, porque tem menor impacto, menor risco de lesões e menor probabilidade de queda.

- Pode ser realizada enquanto se conversa com amigos, o que contribui para aliviar a sensação de que esse exercício físico é apenas uma obrigação.

- Também reduz as chances de se ter doenças cardíacas. A hipertensão arterial é uma delas.

- Auxilia no emagrecimento, com menor intensidade do que a corrida.

- Pode ser realizada na calçada, sem grande preocupação.

- Pessoas obesas, com mais idade ou outra complicação de saúde devem começar as atividades com uma caminhada. Com o tempo, caso adquiram o condicionamento físico necessário, podem passar para as corridas.

Correr

- Deve ser uma alternativa para quem tem maior preparo físico. Se você nunca caminhou nem correu, talvez seja melhor optar pela caminhada em um primeiro momento.

- É uma opção mais eficiente para a perda de peso. A atividade eleva os batimentos cardíacos e queima mais calorias do que a caminhada.

- Contribui para a prevenção da hipertensão arterial.

- Pode evitar que se tenha diabetes, pois elimina gorduras.

- Previne a ocorrência de doenças cardíacas.

- Recomenda uma alimentação saudável, que forneça a energia necessária para o esforço da corrida.

- Exige tênis adequados, que fiquem confortáveis e bem presos aos pés, a fim de evitar lesões.

Correr ou caminhar exige precauções

É bom lembrar que qualquer alteração na sua rotina de atividades físicas deve ser antecedida por uma visita ao médico, que poderá lhe indicar riscos e cuidados necessários dependendo do seu caso. Para correr ou caminhar, tenha em mente que é preciso ter algum preparo antes das atividades.

Veja algumas dicas:

Quando

Não existe melhor horário para correr ou caminhar. Existe o horário que melhor se encaixa na sua rotina. Cada momento do dia traz as suas vantagens e desvantagens.

Calçado

Pesquise e compre um bom tênis. De forma geral, procure um calçado que ofereça estabilidade, conforto, sola antiderrapante, amortecimento e pouco peso.

Alimentação

Sempre se alimente antes de praticar alguma atividade. Se exercitar com o estômago vazio pode trazer complicações, como a pressão baixa. O resultado pode ser desmaio ou tontura. Tomar um iogurte ou comer uma fruta já deverá ser o suficiente. Para atividades mais intensas, consulte uma nutricionista.

Alongamento

Faça o alongamento antes de qualquer atividade. Isso permitirá que a sua musculatura se aqueça. Muitas lesões podem ser evitadas dessa forma. Alongue o tronco, membros superiores e os inferiores.

Rota

Planeje o seu circuito antes de começar, caso a sua atividade seja fora da academia. Ruas e calçadas com deformações podem acarretar lesões.

Limites

Não extrapole os seus limites. Durante a atividade física, especialmente em momentos mais intensos, neurotransmissores como endorfina, serotonina e dopamina são liberados provocando sensações de euforia, prazer e bem-estar. Esse "barato" não deve levar você ao excesso. Lembre-se de que uma lesão vai atrapalhar muito a sua vida.

Metas

Para melhorar o seu exercício, estipule metas. A cada vez que você atingir sua meta, você deve aumentá-la, sempre em medida razoável, para que você sempre obtenha o prazer da conquista a cada atividade.

Música

Torne a sua caminhada ou corrida mais divertida com fones de ouvido e música. Você vai ver a diferença que a trilha sonora certa faz no seu desempenho.

Correr ou caminhar? Agora você já sabe o que fazer. E não deixe de compartilhar sua experiência nos nossos comentários!

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