Exercícios e Treinos

30/04/2015 04:39 - Atualizado em 26/11/2016 06:16

Conquiste o corpo definido dos sonhos com a atividade certa

Exercícios aeróbicos, orientação médica e alimentação balanceada são importantes para começar.

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Redação

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Que tal definir bumbum, abdômen, braços e pernas? Você acredita que é possível conquistar um corpo definido de forma saudável? Se a resposta foi positiva, você está certo. Se não, comece a mudar alguns hábitos da sua rotina!

Uma pesquisa feita na Universidade McMaster, no Canadá, comprovou que praticar exercícios intensos por 90 minutos semanais é o suficiente para entrar em forma e definir o corpo. Portanto, sua suposta falta de tempo não pode mais ser desculpa. Confira dicas para obter um corpo definido sem estragar a saúde.

corpo definido

Melhores atividades para um corpo definido

Spinning: aula realizada em cima de uma bicicleta especial, nas academias. É como se você estivesse participando de uma corrida ao ar livre. Deve ser praticada pelo menos duas vezes na semana e oferece resultados após um mês.

A queima calórica fica entre 500kcal e 700kcal por hora/aula, com um trabalho aeróbico que ajuda na eliminação de gorduras, no fortalecimento dos membros inferiores e na melhora da capacidade cardiorrespiratória.

Corrida: pode ser praticada tanto ao ar livre quanto em esteira elétrica, assim como em diferentes ritmos e terrenos. Os irregulares, com subidas ou areia fofa, exigem muito mais do praticante. A corrida chega a queimar entre 700kcal e 800kcal em uma hora da atividade.

Natação: Há quatro estilos para se praticar, os nados crawl, peito, costas e borboleta. Cada um exige um esforço físico diferente e, por isso, a queima calórica também varia. A natação contribui para a saúde do sistema respiratório, para a eliminação de gorduras e para a conquista de um corpo definido.

Step: aula que utiliza um apoio para movimentos de sobe e desce, juntamente com exercícios para os braços, num ritmo estimulado por músicas. É uma atividade cardiovascular, que fortalece os músculos das pernas e dos braços e, principalmente, emagrece. Pode gastar de 300kcal a 500kcal, dependendo da duração da aula.

Jump: aula que tem como um dos objetivos principais, além de queimar muitas calorias, a eliminação da celulite. Ela é praticada em cima de um pequeno trampolim elástico individual.

Os saltos constantes fortalecem o tecido ósseo, combatendo a osteoporose. Também ocorre o fortalecimento dos músculos das pernas. Em uma aula com cerca de 45 minutos de duração, há uma queima de aproximadamente 500kcal.

Potencialize seus resultados

A chave para um corpo definido está na eliminação da gordura. É preciso trocá-la pela massa magra. Assim, ter uma alimentação saudável é fundamental para conseguir não só a energia na prática de exercícios, como também auxiliar na perda de peso.

Praticar atividades físicas de barriga vazia prejudica a intensidade dos exercícios e a queima de calorias. Por isso, comer duas horas antes do treino é essencial. O cardápio deve conter carboidratos e proteínas. Acrescentar grãos pode ajudar a diminuir o peso mais rápido.

Beba bastante líquido. A hidratação abundante e regular do organismo evita tonturas durante o treino. Tomar chá verde ajuda na recuperação dos músculos, diminuindo o risco de lesões musculares.

Lembre-se: é impossível saber previamente o limite de cada pessoa. Somente um profissional habilitado pode indicar o treino mais adequado para cada perfil.

Outro papel importante do personal trainer é dar a medida certa dos exercícios. A busca por um ideal estético pode levar ao overtraining, ou seja, à prática exagerada. Isso pode causar sérios problemas à sua saúde.

Qual o seu treino para um corpo definido? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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