Exercícios e Treinos

12/06/2015 10:29 - Atualizado em 29/11/2016 08:22

Conheça os tipos de corrida ideais para você

Acorrida possui modalidades diferentes, específicas para cada objetivo.

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Redação

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Correr é uma das atividades mais benéficas para nosso corpo. Garantindo bem-estar físico e mental, os diversos tipos de corrida fazem com que praticamente toda a musculatura seja trabalhada, proporcionando ainda um alto gasto calórico. Seja para competir ou apenas para queimar gordurinhas, os resultados no corpo são percebidos rapidamente.

Apesar de parecer fácil, correr envolve mais que apenas um ritmo acelerado. Existem vários tipos de corrida, com formas diferentes de praticar. Entre os mais comuns, estão a corrida longa, a intervalada, a fartlek e a regressiva. Quer escolher a modalidade que mais combina com o seu objetivo? Confira.

tipos de corrida

Tipos de corrida mais comuns

Corrida longa

O objetivo dos treinos com corridas longas é aprimorar a capacidade cardiovascular. Elas são as mais realizadas por atletas em maratonas, que costumam correr cerca de 25 quilômetros ou mais por treino.

O gasto calórico pode ser superior a mil calorias, após duas horas correndo. A intensidade é de 60% a 80% da frequência cardíaca máxima. Para os iniciantes, recomenda-se fazer intervalos de caminhada durante essa corrida.

Corrida intervalada

Entre os tipos de corrida, a intervalada é focada em treinos de velocidade, realizados em séries com tempo e distância pré-determinados. Ela exige bastante da musculatura e da resistência do atleta, sendo recomendada apenas uma vez por semana para evitar problemas de saúde e lesões. Em apenas 30 minutos, é possível perder 700 calorias.

Fartlek

É uma corrida de velocidade, mas sem uma distância pré-determinada. Ao contrário da intervalada, nessa modalidade a pessoa começa a correr devagar e vai acelerando aos poucos. O gasto calórico pode chegar a 700 calorias em meia hora.

Corrida regressiva ou ritmada

É um dos tipos de corrida de velocidade, mas que mantém sempre um ritmo, sem aumentar ou baixar a quantidade de quilômetros por hora. O gasto calórico dependerá do esforço individual, sendo que, quanto maior o tempo de treino, maior o impacto no resultado. Como o desgaste é grande, deve ser praticada com intervalos de dois dias.

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Cuidados antes da corrida

Antes de começar a correr, é importante procurar um médico para realizar exames de aptidão física, que poderão determinar quais os tipos de corrida mais adequados para você.

Considere também se informar com um personal trainer sobre um programa especial para seu objetivo - se é emagrecer ou se tornar um atleta, por exemplo. Além disso, alimente-se de forma equilibrada. Um nutricionista pode elaborar um cardápio para contemplar suas necessidades.

No início, tenha paciência. Respeite o seu corpo e seus limites, avançando conforme aguentar e se adaptar à intensidade dos treinos.

Como é muito fácil ficar desidratado durante uma corrida, esteja sempre com uma garrafa d’água por perto. Beba muito líquido e hidrate-se sempre.

Faça alongamentos e aquecimentos antes de correr para evitar lesões e machucados. Quando os músculos e as articulações são aquecidos antes da atividade física, é mais fácil prevenir problemas em função do impacto.

Quando parar a corrida, faça uma breve caminhada e reduza o ritmo aos poucos. Alongue-se novamente antes de finalizar a sessão.

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Qual dos tipos de corrida parece o melhor para você? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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