Exercícios e Treinos

21/04/2015 08:23 - Atualizado em 04/12/2016 02:54

Conheça os tipos de bicicleta específicos para cada atividade

Escolher a opção adequada garante melhores resultados e traz benefícios para o organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seja como esporte, atividade física ou diversão, a bicicleta tem se tornado cada vez mais frequente na vida das pessoas no mundo todo. Ela pode ser usada no asfalto, em trilhas ou na praia, tendo modelos específicos para cada situação. Para escolher a opção adequada, é preciso conhecer os principais tipos de bicicleta e as indicações de uso de cada uma.

Além de facilitar a locomoção nas grandes cidades e servir como atividade de lazer nos finais de semana, pedalar também traz diversos benefícios para todas as idades. A prática correta e regular desse exercício melhora o funcionamento do organismo, fortalece os músculos e ajuda a controlar o peso.

tipos de bicicleta

Principais tipos de bicicletas

Os tipos de bicicleta são projetados e desenvolvidos de acordo com a atividade para qual são indicados. O tamanho, o peso, o formato e as características são definidos para que o posicionamento do corpo fique correto, proporcionando mais facilidade, conforto e segurança para o ciclista.

Para escolher a bicicleta adequada, o fator mais importante que deve ser levado em consideração é para qual finalidade ela será usada. Além disso, alguns equipamentos específicos também fazem a diferença.

Para a cidade

Em geral, as bicicletas urbanas possuem rodas aro 700, que são mais confortáveis que as de aro 26. A geometria garante o conforto e a estabilidade do ciclista, que fica numa posição mais em pé, o que diminui a facilidade de manter alta velocidade e vencer subidas.

Outro modelo que vem fazendo sucesso para o uso no dia a dia são as bicicletas dobráveis. Disponíveis em vários tamanhos de roda, são leves, práticas e, quando dobradas, fáceis de transportar no metrô ou no ônibus.

Para trilhas e terrenos irregulares

As chamadas mountain bikes são indicadas para uso na terra e podem ser pedaladas em qualquer terreno e condição. Existem desde modelos mais simples até o nível profissional, podendo ter suspensão dianteira ou full system, com suspensão também traseira, adequando-se ao terreno. As marchas variam de 20 a 30.

Para corridas

Os tipos de bicicleta speed são específicos para uso em asfalto, não sendo recomendados para cidade ou piso escorregadio. As rodas são leves, com pneus finos e com pressão muito alta. Têm pouca aderência ao solo e ganham velocidade com facilidade, o que requer técnica e prática. Seu design deixa o ciclista em uma posição mais aerodinâmica.

Para esportes

A bicicleta indicada para a modalidade de ciclismo BMX é especialmente desenhada para a prática do esporte, sendo geralmente menor e com rodas de aro 20. O estilo é caracterizado pelas manobras, que vão desde as mais simples até as arriscadas. É divido entre as modalidades BMX Racing (corrida) e BMX Freestyle (manobras).

Benefícios do ciclismo para o organismo

Escolher os tipos de bicicleta corretamente também garante melhores resultados e benefícios para a saúde do corpo e da mente. Aumento da força e da resistência muscular, perda e controle de peso, melhora do preparo físico e conquista do bem-estar e da autoestima são alguns deles. O ciclismo também evita problemas como obesidade e doenças cardiovasculares.

E para você, qual é o tipo de bicicleta ideal? Conte nos comentários! E aproveite para conferir nosso especial Você Mais Saudável - Corpo. Você já sabe: sempre tem novidade aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bicicleta
ciclismo
exercício aeróbico
força muscular

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ