Exercícios e Treinos

24/01/2015 05:08 - Atualizado em 25/09/2016 08:43

Conheça os melhores exercícios físicos para gestantes

Saiba quais são os melhores exercícios físicos para gestantes e aprenda como praticá-los.

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Redação

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Os exercícios físicos para gestantes, quando bem orientados, fortalecem os músculos, melhoram a circulação sanguínea e aumentam a autoestima. É nesse período que a mulher sofre com muitos incômodos. Aliviá-los e facilitar a hora do parto são algumas das funçoes das atividades para as futuras mamães.

exercicios fisicos para gestantes

A estrutura corporal da mulher muda, e muito, com a chegada do bebê ao útero. Além de físicas, transformações hormonais causam desconfortos, inchaços, dores musculares e ósseas. O tipo de exercício, nesse período, é específico para dar maior qualidade de vida à mamãe.

Independentemente dos exercícios físicos para gestantes escolhidos, consultar um médico e ter a liberação obstétrica é fundamental. Caminhadas e atividades na bicicleta ergométrica são práticas e fáceis de fazer. Porém, sem o aval do profissional que acompanha sua gravidez, podem trazer mais problemas que soluções.

Exercícios físicos para gestantes na água

As atividades na água são as mais comumente recomendadas para as grávidas. Isso porque não causam impactos, preservam as articulações, deixam a mulher mais confortável e trabalham os músculos e a respiração.

Hidroginástica

Entre as preferidas, está a hidroginástica. Recomendada para pessoas com qualquer condicionamento físico, essa atividade é a número um quando se trata de exercícios físicos para gestantes.

Entre as maiores vantagens está o fato de que a hidroginástica não pode ser praticada em qualquer lugar. Para segurança da mãe e do bebê, ela é promovida em centros de atividades físicas, nos quais existe orientação técnica para que ninguém corra riscos desnecessários.

No tempo em que está na piscina, a mamãe se livra do peso da barriga. Além disso, trabalha a musculatura do abdômen e do períneo, importantes na hora do parto. Os movimentos também ajudam como uma drenagem linfática.

Natação

É um dos exercícios físicos para gestantes que, desde que seguida a orientação profissional, só trazem benefícios. Além da respiração, a natação trabalho o corpo por inteiro já que, assim como a hidroginástica, não causa impacto.

No entanto, é necessário ficar atenta a seus limites, mesmo com supervisão profissional. Jamais continue uma atividade se sentir tonturas ou mesmo se estiver muito ofegante e com falta de ar. Se você não está recebendo oxigênio suficiente, significa que o bebê também não está.

Evite entrar em águas com temperaturas acima de 30ºC para não elevar a temperatura do corpo. Seu organismo tem que estar confortável para que as atividades não exerçam o efeito contrário: causar problemas ao invés de bem-estar.

Exercícios físicos para gestantes: Opções de médio risco

Diferentemente dos exercícios feitos na água, algumas atividades precisam de um cuidado maior por parte do profissional e da gestante. São os chamados exercícios de médio risco.

Um caso é a musculaçãoPara amenizar os efeitos causados pelas mudanças fisiológicas, ela é ideal. O corpo, quando solicitado de maneira mais intensa, libera substâncias que proporcionam bem-estar para a mamãe e o bebê.

Além disso, a musculação permite o reforço de áreas específicas do corpo, o que pode servir tanto como atividade funcional quanto estética. Peça orientação para fazer treinos leves que favoreçam a musculatura do diafragma, do abdomên e da pelve. Essas regiões serão as mais requisitadas na hora do parto.

Os exercícios físicos para gestantes ainda preparam o corpo da mulher para um período pós-gestação mais tranquilo e menos traumático. Vale lembrar que os cuidados nessas atividades são redobrados. Isso porque, se algum excercício for mal executado, esse pode agravar as características dores e até colocar em risco a gestação.

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gravidez
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