Exercícios e Treinos

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 30/11/2016 01:40

Conheça os exercícios para gestantes mais indicados pelos médicos

Atividades e exercícios para gestantes ajudam a ter uma gravidez tranquila.

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Redação

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Manter a prática regular de atividades físicas durante a gestação é fundamental para a sua saúde e também para a do bebê. Saiba a seguir quais são os exercícios para gestantes mais indicados e qual a importância de cada um deles.

exercícios para gestantes
Prática de exercícios para gestantes ajuda a saúde da mulher e do bebê. Foto: Shutterstock

Com a gravidez, o corpo da mulher sofre uma série de mudanças. Ter uma rotina com atividades físicas pode amenizar os efeitos que elas vão causar. A prática de exercícios não ajuda só no controle de peso durante a gestação, mas também melhora a postura e as condições cardiocirculatórias, proporcionando ainda bem-estar e disposição.

Os melhores exercícios para gestantes e os seus benefícios 

Confira abaixo:

Natação e hidroginástica

Os exercícios para gestantes praticados na água são as mais indicadas pelos médicos, pois evitam as forças gravitacionais e o impacto forte com a superfície, melhorando as dores nas costas e o inchaço. A água traz conforto para a gestante e ainda melhora a circulação, a resistência muscular e respiratória. Tanto a natação quanto a hidroginástica são recomendadas para todo o período da gravidez, principalmente no último trimestre, por ser um exercício mais leve e sem perigo de causar lesões.

Musculação

Quando bem orientada e acompanhada por um profissional qualificado, a musculação é muito indicada. Os exercícios para gestantes feitos na musculação proporcionam o fortalecimento dos músculos, a melhora na postura e a diminuição das dores nas costas, causadas pelo peso da barriga. Se a mulher não praticava exercícios antes da gestação, ela deve começar aos poucos e com treinos mais leves. Se já praticava, pode manter as mesmas atividades, sempre adaptando conforme as condições e limitações durante o período de gravidez.

Pilates

O pilates tem exercícios bem específicos para gestantes e eles podem trazer diversos benefícios para o corpo e mente. Sempre com o acompanhamento de um profissional, é possível trabalhar a postura, o fortalecimento dos músculos e, principalmente, às áreas do abdome, glúteos e parte inferior das costas, o que ajuda na hora do parto. A prática regular dessa atividade ainda controla o peso, melhora o condicionamento físico e ajuda no relaxamento. Mas é bom ressaltar que, se a mulher não fazia pilates antes da gestação, ela precisa ter alguns cuidados e fazer técnicas mais leves.

Caminhada

A caminhada é um dos exercícios para gestantes que é mais indicado para aquelas que não praticavam atividades físicas antes da gestação. Por ser simples, não exigir muito esforço e não causar grande impacto, a caminhada pode ser praticada sem restrições. Ela auxilia no controle de ganho de peso e aumenta a disposição, mantendo também a forma física sem sobrecarregar os joelhos.

Além dos exercícios para gestantes, é importante cuidar da alimentação

O mais importante é escolher uma atividade que você se identifique e possa praticar com prazer. Uma boa dica também é sempre alongar antes e depois de qualquer exercício, pois alivia a pressão da coluna e traz uma sensação de alinhamento e relaxamento. E não esqueça que, além da prática de exercícios para gestantes, é essencial que nesse período a mulher também tenha um cuidado especial com a alimentação, para evitar ganho excessivo de peso e manter a saúde e o bem-estar.

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