Exercícios e Treinos

10/10/2015 03:28 - Atualizado em 07/12/2016 01:19

Conheça os 4 melhores exercícios para pernas

As atividades podem ser feitas dentro ou fora da academia.

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Redação

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Tornear coxas e panturrilhas é o objetivo de muita gente durante a malhação. Porém, para obter resultados positivos é preciso suar (e muito!). Os exercícios para pernas garantem fortalecimento ósseo e muscular, além de proporcionar um corpo sarado e bonito.

O educador físico Rafael Machado de Souza explica que caminhada, corrida, ciclismo e exercícios de força muscular são atividades que beneficiam as pernas. Além de melhorar o visual, esse cuidado oferece muito mais saúde e qualidade de vida para o praticante.

Benefícios dos exercícios para pernas

Braços musculosos e abdômen definido acabam sempre se destacando mais entre os desejos de quem pratica atividades físicas. No entanto, os exercícios para pernas são igualmente importantes, tanto esteticamente quanto para a saúde.

São os membros inferiores que dão conta de toda a sustentação do nosso corpo e, por isso, necessitam de condicionamento físico para se manterem saudáveis. Além disso, as articulações dos joelhos são as mais complexas do corpo humano e precisam de cuidados durante toda a vida.

O fortalecimento dos músculos das pernas garante menos dores e desconfortos, além de maior resistência - seja para aguentar um dia em cima do salto alto ou naquele festival ao ar livre.

mulher fazendo exercicios para pernas na grama

Conheça 4 atividades para pernas eficazes

1. Agachamento

Um dos clássicos entre os exercícios para pernas, o agachamento é, também, um dos mais eficazes. Com ou sem barra, o movimento garante maior fortalecimento para os músculos isquiotibiais e dos glúteos.

O exercício propõe a flexão do joelho e a extensão do quadril. Para obter resultados positivos e evitar lesões, deve ser executado com a supervisão de um educador físico, respeitando os limites do corpo.

2. Corrida

A corrida não só fortalece os músculos das pernas, como também melhora a circulação sanguínea e ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Não é preciso correr uma maratona diariamente, nem querer alcançar uma velocidade incrível. Uma corrida diária, por cerca de 30 minutos, ou até mesmo um treino de futebol já trazem importantes benefícios para o corpo e para o organismo.

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3. Corda

Brincadeira de criança? Exercício físico eficaz, também! No treino, a corda pode ser uma verdadeira aliada.

Além de exercitar o equilíbrio e a coordenação motora, pular corda melhora a força muscular dos membros inferiores e, ainda, contribui para a saúde dos ossos. Prático, o exercício pode ser praticado em qualquer lugar e oferece resultados ainda melhores quando intercalado com outras atividades.

4. Musculação

Leg press e cadeiras adutora, abdutora, flexora e extensora são alguns dos equipamentos que garantem exercícios para pernas muito positivos. Cada um deles trabalha músculos diferentes dos membros inferiores e possibilita mais definição. As cargas devem ser escolhidas com consciência, nunca além do que o corpo possa suportar.

Outra questão importante é que cada aparelho deve receber séries alternadas, evitando-se, assim, a sobrecarga em determinado músculo ou articulação.

Agora que você está por dentro dos benefícios dos exercícios para pernas, não tem desculpa para o sedentarismo, não é mesmo? Apostar em uma vida saudável desde cedo garante mais bem-estar e qualidade de vida.

Conhece outras atividades boas para as pernas? Deixe seu comentário e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável!

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