Exercícios e Treinos

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 11/12/2016 09:39

Conheça e pratique 6 exercícios para ganhar flexibilidade

Melhorar a flexibilidade faz bem para a postura e para a saúde.

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Redação

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A flexibilidade é essencial para realizar qualquer atividade física da maneira correta. Com ela, você aumenta a capacidade e amplitude dos movimentos e previne lesões e dores musculares. Por isso, vamos aprender agora exercícios de alongamento para obter os melhores resultados.

Exercícios para aumentar a flexibilidade

Veja a seguir algumas dicas de exercícios de alongamento para fazer em casa:

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Exercícios de alongamento da ilustração ajudam a aumentar flexibilidade. Arte sobre foto: Shutterstock

- Em pé, afaste um pouco os pés, dobre levemente os joelhos, mantenha as costas alinhadas e cruze os dedos acima da cabeça, com as palmas viradas para cima. Estique bem os braços, como se estivesse se espreguiçando, até sentir que chegou ao limite. Mantenha a posição por 15 segundos.

- Em pé, com os pés afastados e os joelhos levemente dobrados, leve um dos braços acima e atrás da cabeça, com o cotovelo dobrado. Segure o cotovelo com a outra mão, puxando suavemente até o seu limite. Repita do outro lado, segurando por 15 segundos em cada vez.

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Puxar o cotovelo acima da cabeça ajuda a aumentar flexibilidade. Foto: Shutterstock

- Em pé, com os pés afastados e os joelhos levemente dobrados, estenda um braço à frente do corpo e segure o cotovelo com a outra mão puxando para o lado. Repita com o outro braço e mantenha por 15 segundos em cada lado.

- Para alongar o pescoço e aumentar a flexibilidade dele, você pode fazer os exercícios em pé ou sentado. Incline o pescoço para um lado e apoie a mão do mesmo lado sobre a cabeça, deixando o braço oposto relaxado. Repita para o outro lado, segurando por 15 segundos em cada vez. Você pode fazer o mesmo inclinando a cabeça para frente e segurando com as mãos para baixo.

- Em pé ou deitado, fique bem alinhado, dobre uma das pernas para cima e puxe-a pelo joelho com as mãos no sentido do peito. Depois repita com a outra perna. Segure cada lado por cerca de 15 segundos.

- Em pé, afaste bem os pés, ficando com as pernas abertas. Se curve até encostar o chão com as duas mãos. Permaneça nessa posição por 15 segundos. Depois, vire para um dos lados, alcançando o pé. Faça isso para os dois lados e fique 15 segundos de cada vez.

Aumento de flexibilidade benificia a postura e a agilidade

É importante saber que, com os exercícios de alongamento, você vai adquirir mais flexibilidade para o seu corpo aos poucos. O ganho de amplitude dos movimentos acontece de forma gradual. Por isso, é fundamental fazer os exercícios com regularidade.

Outros benefícios que a flexibilidade pode trazer também são a melhora na postura, na coordenação motora, na agilidade e até mesmo na qualidade de vida. Não esqueça que é importante sempre respeitar os limites do seu corpo e não continuar a fazer um movimento quando causar dor ou desconforto.

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