Exercícios e Treinos

06/02/2015 01:07 - Atualizado em 09/12/2016 11:47

Conheça as atividades físicas certas para obesos

Os exercícios indicados para obesos devem ser realizados sob orientação profissional.

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Redação

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A obesidade é considerada uma doença crônica, responsável por aumentar o risco de vários problemas de saúde. Para tratar e evitar o sobrepeso, é preciso mudar os hábitos alimentares e praticar atividades físicas regularmente. Mas os exercícios para os obesos só geram resultados se praticados da forma correta.

obesos

São considerados obesos aqueles que estão acima do seu peso ideal em uma condição de 20% ou mais. Esse estado acaba limitando as capacidades físicas e prejudicando a saúde. Por isso, quem está nesse grupo de risco deve ter alguns cuidados na hora de realizar exercícios físicos, pois nem todas as atividades são indicadas.

A indicação das melhores atividades varia de pessoa para pessoa, dependendo da sua situação e de seus objetivos. Segundo a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, para quem está acima do peso, algumas recomendações são básicas.

"De maneira geral, a recomendação de exercícios físicos para obesos engloba exercícios aeróbicos, exercícios resistidos (por exemplo, musculação) e alongamento", explica Renata.

Atividades físicas mais indicadas para obesos

O primeiro passo antes de começar a praticar atividades físicas é entender que o emagrecimento deve ser gradual e saudável. Seguir dicas de dietas ou exercícios radicais e intensos não é o caminho certo. Para perder peso com saúde, é preciso ter uma alimentação equilibrada e realizar os exercícios indicados para cada caso.

Em geral, os exercícios mais recomendados para obesos são os aeróbicos, como caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar e dançar, pois apresentam um gasto calórico mais elevado. Como eles provocam uma queima maior de gordura corporal, esses exercícios acabam tendo um resultado mais eficiente e rápido na perda de peso.

Entre os principais benefícios que as atividades físicas proporcionam estão queima de gordura, diminuição do peso, prevenção de doenças (como diabetes, hipertensão e colesterol alto), melhora das funções cardíacas e pulmonares, alívio do estresse, conquista do bem-estar e tonificação dos músculos.

Cuidados na prática de atividades para obesos

O principal cuidado que os obesos devem ter é respeitar suas características físicas e clínicas, considerando as capacidades e limitações do próprio corpo.

Segundo a nutricionista Renata, o ideal é buscar ajuda profissional para fazer as avaliações necessárias. "Somente um profissional especializado poderá lhe orientar e descobrir o que mais se adequa a você", destaca.

Outro fator importante a ser considerado é a alimentação. Tudo o que você come irá influenciar de alguma forma no funcionamento do corpo. Por isso, os carboidratos ruins, que promovem o acúmulo de gordura, devem ser substituídos por carboidratos saudáveis, que darão energia e disposição.

Fazer refeições equilibradas, com todos os grupos alimentares e nas quantidades corretas, é essencial.

A hidratação do corpo também contribui para eliminar peso. É indicado beber no mínimo dois litros de água por dia para que o organismo possa funcionar corretamente e eliminar todas as impurezas.

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