Exercícios e Treinos

05/05/2015 01:48 - Atualizado em 01/12/2016 10:44

Confira os melhores tipos de agachamento para ficar com tudo em cima

Os exercícios servem para iniciantes e experientes, contribuindo para o funcionamento de todo o corpo.

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Redação

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Engana-se quem pensa que eles servem apenas para fortalecer os membros inferiores. Apesar de proporcionarem resultados mais visíveis na região das pernas, do bumbum e das coxas, os diferentes tipos de agachamento proporcionam um combo de benefícios para o corpo todo, trabalhando grupos musculares e articulações diferentes.

Esses exercícios garantem melhor funcionamento do sistema respiratório, além de facilitar os movimentos do dia a dia, como sentar, levantar, juntar algo do chão e subir escadas. Mesmo focando nos membros inferiores, alguns tipos de agachamento trabalham a musculatura do abdômen, das costas e dos braços. Quer aprender e ficar com o corpo em forma? Confira.

tipos de agachamento

Os tipos de agachamento para iniciantes

Para quem quer começar a fazer os exercícios, os tipos de agachamento mais recomendados pelos profissionais de educação física são o simples e o sumô. Conheça.

Agachamento simples

Fique em pé, abra as pernas e afaste os pés na largura dos ombros. Fique bem equilibrado e tenha apoio dos pés no chão.

Dobre os joelhos, colocando o quadril para baixo, ultrapassando de leve a linha do joelho. Empurre o bumbum para trás, como se fosse sentar em uma cadeira, mas sempre mantendo as costas retas.

Estenda as pernas novamente, voltando à posição de início e ficando novamente em pé. Repita o agachamento quantas vezes quiser, mas não exagere logo no começo.

Ao fazer esse exercício, mantenha o olhar sempre para a frente e deixe os braços estendidos na frente do corpo. Conforme for agachando, balance os membros para se equilibrar.

Agachamento sumô

Parecido com o simples, é um dos tipos de agachamento mais praticado pelos iniciantes. Na verdade, você seguirá exatamente os mesmos passos do agachamento simples, mas afastará os pés virando-os mais para fora, seguindo o procedimento do treino anterior. Nesse exercício, você pode usar pesos ou não, dependendo da sua resistência física e do seu objetivo.

tipos de agachamento

Agachamentos para fazer na academia

Aqueles que já estão familiarizados com os diversos tipos de agachamento podem ir um pouco além dos treinos comuns na academia.

Agachamento com barra

O agachamento com barra é semelhante aos modos simples, porém com adição de pesos, que devem ser sustentados nas costas. Ele somente deve ser feito na academia e com supervisão de um profissional, para evitar lesões nas costas e na coluna.

Posicione-se com a barra nas costas, pegando o instrumento com as mãos e posicionando os cotovelos para frente. Depois de encontrado o equilíbrio e o peso ideal, siga os mesmos passos do agachamento simples, mas sem largar a barra.

Você pode mudar os pesos conforme seu corpo for ganhando resistência. No entanto, sempre busque orientação de um personal trainer para acompanhar o seu desenvolvimento.

Agachamento com salto

Nesse tipo de agachamento, você não ganha apenas massa muscular, mas melhora a resistência cardiorrespiratória e perde mais gordura, já que ele acelera o metabolismo e queima mais energia.

O procedimento é simples: você faz o agachamento simples, mas, sempre que levantar, desdobrando os joelhos, dá um pulo firme para cima.

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