Exercícios e Treinos

16/09/2014 08:00 - Atualizado em 06/12/2016 08:48

Confira erros comuns que você deve evitar na esteira de caminhada

Um dos erros na esteira de caminhada está relacionado à má postura.

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Redação

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Exercitar-se na esteira de caminhada é uma ótima opção para quem não tem tempo de ir à academia ou não gosta de andar ao ar livre. A oportunidade de poder se exercitar em casa, na frente da televisão, é uma boa alternativa para quem quer aliar exercício com lazer. No entanto, geralmente são cometidos muitos erros no uso desse equipamento.

Os erros mais comuns na esteira de caminhada

1 - Pisar com a ponta dos pés

Um erro muito comum é pisar na esteira de caminhada primeiramente com a ponta dos pés. Essa atitude pode gerar problemas na articulação, já que aumenta o impacto com o chão. A orientação é colocar o calcanhar em primeiro lugar, pois ele ajuda a impulsionar o movimento, de forma semelhante ao impulso de um skatista sobre o skate. Esse método também diminui o impacto causado pela caminhada e melhora o desempenho.

esteira de caminhada

2 - Correr segurando a barra

É muito comum em academia vermos pessoas que utilizam a esteira de caminhada segurando a barra lateral. Esse movimento é errado. Além de ser incômodo e de não permitir mobilidade total para que a pessoa execute seus movimentos, há o risco de os punhos saírem machucados do exercício, já que eles absorvem parte do impacto do exercício. Recomenda-se deixar os braços livres e aperfeiçoar o equilíbrio na esteira.

Se você tiver dificuldades reais para se equilibrar, segure a barra em um ângulo de 70 a 90 graus. Isso vai diminuir o impacto das barras nos punhos e não vai machucá-los tanto.

3 - Aumentar a velocidade sem orientação

Outra atitude comum em academias, mas não recomendada. Aumentar a velocidade de forma leviana e irresponsável pode fazer com que os limites do corpo sejam ultrapassados. Nesses casos, você irá correr aos saltos na esteira, gerando impacto adicional e prejudicando as articulações. Na dúvida, converse com o instrutor sobre como agir.

4 - Relaxar o abdômen

Correr com o abdômen relaxado na esteira de caminhada é mais um dos hábitos errados frequentes em academias. Essa atitude deixa a coluna desprotegida. Deve-se correr com o abdômen contraído para, principalmente, proteger a coluna dos impactos ocasionados com a corrida. Embora pareça difícil no início, insista e, em menos de um mês, você provavelmente vai tornar essa atitude automática.

esteira-de-caminhadaHidratação antes da esteira de caminhada

Essa é uma dica para todos os tipos de exercícios. Nunca deixe de se hidratar, pois a carga dos exercícios faz com que você perca muitos nutrientes por meio do suor, enfrquecendo o organismo e dificultando a atividade. Hidratar-se é uma forma eficaz de repor essas perdas.

Algumas pessoas acreditam que não é necessário tomar água quando se exercitam em casa, mas esse pensamento é errado. Principalmente em dias de muito calor, a perda de nutrientes é considerável e é necessária reposição, a fim de evitar problemas em função do exercício. Deve-se beber quantidades moderadas de água, com intervalos de 15 a 20 minutos.

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