Exercícios e Treinos

15/10/2015 09:14 - Atualizado em 05/12/2016 02:40

Confira dicas práticas para correr e caminhar com segurança

A escolha do local e das roupas contribui para a qualidade do exercício.

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Redação

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Os gastos para manter uma rotina de exercícios em academia muitas vezes são altos. Correr e caminhar em parques e praças pode ser uma forma prática de se exercitar e garantir benefícios para a saúde. A questão é fazer isso com segurança.

correr e caminhar duas moças na rua

Benefícios da atividade física

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que tanto a corrida quanto a caminhada reduzem o risco de hipertensão, diabetes e doenças do coração. Segundo o autor da pesquisa, Paul Williams, a intensidade dos exercícios é diferente, porém ambos proporcionam os mesmos benefícios à saúde.

O que muda de uma modalidade para outra é o preparo físico necessário para sua execução. A caminhada é uma ótima maneira de inserir a atividade física na rotina de sedentários, principalmente por ser mais leve. Já a corrida é indicada para pessoas com maior condicionamento físico.

Adolescentes, adultos e idosos podem praticar os dois tipos de exercício. A escolha vai de acordo com o resultado buscado. Pessoas que procurem emagrecimento devem optar pela corrida, aliando a atividade física a uma alimentação saudável. Já se a busca for apenas a saúde, talvez a caminhada já seja suficiente.

Seja para correr ou caminhar, porém, algo é indispensável: adotar cuidados que garantam uma prática segura.

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5 dicas para começar a correr e caminhar

1. Avaliação médica

Antes de começar a correr e caminhar, é necessário se consultar com um médico. Idosos e pessoas com algum problema de saúde, principalmente, devem realizar exames para verificar se estão em condições de praticar atividades físicas.

2. Hidratação e alimentação

Ter uma alimentação adequada e ao mesmo tempo leve é o indicado. Não faça nenhum tipo de exercício em jejum. Sucos e vitaminas são opções práticas para tomar antes da corrida ou da caminhada. Leve também sempre uma garrafa de água para se manter hidratado durante o percurso.

3. Alongamentos

O alongamento é outro ponto importante antes de começar a atividade. Ele ajuda a prevenir lesões e fraturas, além de preparar o corpo para correr e caminhar. É uma forma de aquecimento para a musculatura.

4. Aumento gradativo

Mesmo que tenha realizado uma avaliação médica e feito o alongamento, lembre-se de dar tempo ao tempo. Não comece com uma intensidade maior que o seu limite. Uma boa dica é começar com caminhadas e, aos poucos, aumentar a intensidade até encontrar um ritmo de corrida que seja confortável para seu preparo físico.

5. Roupa, horário e local

Roupas frescas e tênis próprios para correr e caminhar são itens obrigatórios.

O calor é um dos principais fatores que causam desidratação. Por isso, realizar seus exercícios no início da manhã ou no fim da tarde. Caso esses horários não estejam disponíveis, opte por parques arborizados que tenham sombra.

Por fim, fique alerta para a segurança. Escolha vias próprias para a prática e tome cuidado com ruas muito movimentadas durante o trajeto.

Tem mais alguma dica para correr ou caminhar com segurança? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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