Exercícios e Treinos

22/12/2014 03:25 - Atualizado em 16/11/2016 11:50

Confira 4 ideias de exercícios na piscina

Fazer exercícios na piscina é ótima alternativa para os dias mais quentes.

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Redação

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Com a chegada do verão, os dias mais quentes podem afetar a vontade de se exercitar. Pensando nisso, diversas academias passaram a oferecer versões de exercícios na piscina, uma forma de amenizar o calor e continuar cuidando do corpo, entre outros benefícios que a água pode trazer.

Bicicleta, esteira, jump, pilates e até algumas modalidades de artes marciais passaram a ter versões dentro d’água. O objetivo é estimular os atletas a seguirem praticando uma atividade física mesmo nos dias de temperaturas mais altas.

Benefícios dos exercícios na piscina

No entanto, as vantagens dos exercícios na piscina vão muito além. Na lista entram a redução do impacto nas articulações, motivo que leva as turmas de terceira idade às aulas de hidroginástica há bastante tempo, assim como a intensificação do exercício, pois um movimento embaixo da água, que é muito mais densa que o ar, requer mais força para ser realizado.

exercicios na piscina

Veja 4 ideias de exercícios na piscina

Conheça a seguir algumas das modalidades de exercícios na piscina oferecidos e saiba qual o mais indicado para você nesse verão:

Pedal submerso

Essa modalidade leva a bicicleta para dentro da piscina. O aparelho utilizado é muito similar ao do spinning, mas resistente à água e adaptado ao ambiente mais denso. A velocidade e a pressão da pedalada também foram adequadas aos exercícios na piscina. A atividade alterna a pedalada rápida e devagar, de acordo com as indicações do professor, geralmente ao ritmo de músicas.

As diferentes opções de regulagem da bicicleta permitem que os professores trabalhem com os alunos tanto em um pedalar contínuo, como também montem aulas com intervalos ou no formato de circuito.

Por se tratar de um exercício aeróbico, a prática melhora o condicionamento físico, a força e a resistência dos membros inferiores. Outra vantagem é que a água da piscina protege os joelhos do impacto do movimento, evitando lesões por sobrecarga nessas articulações. 

Pilates líquido

Dentro da água, o pilates trabalha principalmente exercícios de alongamento e relaxamento. Entre outros benefícios, é uma famosa técnica de consciência corporal. A prática auxilia na busca de mais equilíbrio, reorganizando os grupos musculares, alongando os músculos que vão se encurtando ao longo do tempo e fortalecendo aqueles que foram enfraquecidos.

No entanto, como esses exercícios na piscina trabalham com a água em temperaturas em torno de 30 graus, promovem maior relaxamento muscular, permitindo também maior flexibilidade e amplitude dos movimentos.

Jump aquático

Essa modalidade de jump, assim como a tradicional, é feita com um minitrampolim ou cama elástica. Em cima deles são feitos movimentos de equilíbrio que trabalham principalmente os membros inferiores.

Além de amenizar o impacto nas articulações, outra grande vantagem de realizar esses exercícios na piscina está na segurança. Protegido pela própria água, as chances de sofrer alguma lesão ao se desequilibrar são afastadas, o que é ideal para iniciantes e também na terceira idade.

Nova hidro

A nova hidroginástica é mais ativa e trabalha na água aparelhos e movimentos da musculação. Na aula são usados elásticos, bolas, palmas e flutuadores, o que, aliado à resistência que a água impõe, aumenta a intensidade dos exercícios.

Por exigir mais do corpo, ela é indicada para quem já tem algum preparo físico e deve ser combinada com exercícios aeróbicos intercalados.

Já escolheu o seu exercício preferido na piscina? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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