Exercícios e Treinos

21/09/2015 02:07 - Atualizado em 08/12/2016 08:54

Como malhar menstruada sem perder a motivação

Exercitar-se naqueles dias pode parecer desconfortável, mas não é.

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Redação

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Nem sempre dá vontade, mas malhar menstruada pode trazer benefícios para a sua saúde. Além de fortalecer os músculos, aumentar a autoestima e trazer aquela sensação de bem-estar, as atividades físicas durante o período menstrual podem aliviar cólicas e melhorar a qualidade de vida.

Além disso, pense bem: se você parar de praticar exercícios durante uma semana inteira de cada mês, nunca chegará ao objetivo final do seu treino! O segredo para não perder o pique é escolher exercícios mais leves.

mulher quer malhar menstruada na ergométrica

Malhar menstruada é perigoso?

O maior empecilho para as atividades físicas naqueles dias é mesmo o desconforto. Alguns movimentos podem inclusive facilitar a liberação do fluxo, pedindo a troca de absorvente. Nem é preciso dizer que, durante essa fase, você deve andar alguns a mais na bolsa, né?

Malhar menstruada não representa perigo, mas, sim, força de vontade. Os hormônios liberados durante o treino promovem sensação de bem-estar e diminuem a intensidade das temidas cólicas.

Uma dica é apostar em roupas confortáveis e que não deixem o absorvente à mostra. Agachamentos dos mais divertidos tipos também podem influenciar na liberação de fluxo e devem ser evitados.

Para evitar problemas, converse com o seu ginecologista e pergunte sobre a prática de atividades durante o ciclo. Bater um papo com o personal ou o instrutor da academia também pode ser uma boa ideia. Deixe a vergonha de lado!

infografico malhar menstruada

Malhar menstruada é possível

Apesar de desconfortável para algumas, malhar menstruada pode trazer benefícios. Segundo um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mulheres toleram mais dor e se recuperam mais rápido após os exercícios quando estão no período menstrual. Isso acontece devido aos baixos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona.

Saber como aproveitar as fases do organismo e tirar proveito disso, então, é o segredo de quem está de bem com o corpo. A seguir, veja como se organizar e acertar no treino de acordo com o período do mês.

Ovulação

Os hormônios estão em alta e você nem sempre tem vontade de malhar. O corpo tem a necessidade de utilizar a gordura como fonte de energia. Se quiser, faça caminhadas leves e aproveite para relaxar escutando música.

Período pré-menstrual

Você fica desanimada e perde o gás indispensável para a prática dos treinos. Essa fase é marcada pela diminuição da concentração e pela fadiga muscular precoce. Os exercícios podem ser uma boa maneira de atenuar esses problemas. Motivação é a chave!

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Menstruação

Aposte em exercícios mais leves, como caminhadas e aulas de dança. Yoga e pilates também podem ajudar a fortalecer o assoalho pélvico, prevenindo a piora das dores clássicas do período, as cólicas. Alias, se você estiver sofrendo com elas, deixe de lado a musculação pesada.

Período pós-menstrual

Haja alívio e disposição! Após a menstruação, você está liberada para praticar exercícios com cargas pesadas e desgastantes. Atividades de resistência, como natação e corrida, também são ótimas escolhas.

Viu como malhar menstruada não precisa ser uma tortura? Conte-nos o que você achou das dicas! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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