Exercícios e Treinos

24/08/2015 05:14 - Atualizado em 02/12/2016 04:51

Como devem ser os exercícios para grávidas

As alterações no corpo da mulher durante a gravidez não devem ser pretexto para o sedentarismo.

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Redação

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O ganho de peso e as mudanças do corpo são inevitáveis durante a gravidez. Porém, não pense que as mamães podem se descuidar por estarem com alguns quilos a mais! Para a saúde da gestante e do bebê, é essencial aliar uma dieta equilibrada aos exercícios para grávidas.

Ainda assim, a prática de atividade física ao longo dos nove meses pode gerar algumas dúvidas. Quando começar? Quais modalidades fazer? Quais evitar? Confira as respostas e tenha já uma gravidez mais saudável e ativa.

mulher praticando exercicios para gravidas

De acordo com Aparecido Lemos, personal trainer especialista em treinamento personalizado, recomenda-se o início da prática do exercício após o terceiro mês de gestação. “Esse período se trata do início da formação do embrião, portanto todo cuidado é pouco e é muito importante a liberação do seu médico obstetra”, aponta.

Grávidas que já eram ativas, como a jornalista Fernanda Gentil e a musa fitness Bella Falconi, podem manter os exercícios, porém com intensidade moderada durante a gravidez. Em outras palavras, deve-se diminuir o ritmo da atividade praticada.

Cuidados necessários nos exercícios para grávidas

Não importa como seja: qualquer prática de atividade física causa um aumento na frequência cardíaca. Conforme Dênis Crozariol, personal trainer especialista em reabilitação, isso ocorre devido à necessidade muscular de receber oxigênio e nutrientes para cumprir funções naquele exercício.

“Em gestantes isso não é diferente, pois é uma resposta fisiológica dada através do estímulo do exercício. Porém, devemos estar atentos ao fato de que essa futura mãe naturalmente já sofre uma alteração em sua frequência cardíaca. Há um aumento natural em torno de 30% a 50% a mais que antes da gravidez”, conta.

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Segundo o especialista, a zona de segurança para exercícios para grávidas é em torno de 140 a 150 batimentos por minuto, ou uma intensidade de 60% da frequência cardíaca máxima da mulher.

O personal afirma que ultrapassar esses valores pode até mesmo causar um aborto espontâneo, ou descolamento da placenta. Além disso, a futura mamãe pode ficar mais indisposta e o risco de lesões ocasionadas pelo esforço exagerado aumenta.

De acordo com Crozariol, existe uma tendência de a gestante cansar mais rápido, pois há aumento da ventilação por minuto em quase 50%, além de uma compressão no diafragma, dificultando a expansão dos pulmões. Esse é mais um motivo para que os exercícios para grávidas sejam moderados.

exercicios para gravidas fernanda gentil bella falconi

Melhores exercícios para grávidas

Ambos os profissionais entrevistados indicam natação, pilates, yoga, alongamento e musculação como as atividades físicas mais recomendadas para as futuras mães.

Crozariol afirma que, para a prática de exercício, deve-se focar num fortalecimento da musculatura do chamado assoalho pélvico e do core, pois esta será a zona de sustentação do feto durante a gestação.

“O fortalecimento do core é importante, pois essa região sofre grande sobrecarga e alteração estrutural, como um reposicionamento do quadril para haver maior conforto e espaço para o bebê”, destaca o profissional.

Além disso, o personal aconselha o fortalecimento e o alongamento da região lombar - para que a gestante não sofra com dores - e da musculatura abdominal, que dá maior sustentação e conforto ao bebê.

O profissional ressalta que também é importante trabalhar as pernas, nos exercícios para grávidas, para facilitar o retorno venoso. Com a gestação, alguns vasos são comprimidos, devido às alterações sofridas no corpo da mulher.

Quais são seus exercícios favoritos? Conte para nós! E, se você tem um bebê a caminho, não deixe de conferir as dicas de saúde e alimentação do Vivo Mais Saudável. Garanta uma gestação tranquila para você e para seu filho!

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