Exercícios e Treinos

19/10/2015 03:12 - Atualizado em 02/12/2016 02:37

Como corrigir a postura com os exercícios certos

Estas quatro modalidades podem ajudar você a obter bons resultados.

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Redação

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Saber como corrigir a postura é importante tanto para a aparência quanto para a saúde. Manter a coluna ereta e os ombros bem-posicionados diminui as chances de desconfortos musculares ou ósseos. E existem atividades físicas ótimas para ajudar nisso.

A fisioterapeuta Jaqueline Knop reforça a importância da prática de exercícios desde cedo. "Com isso, buscamos fortalecer e flexibilizar a musculatura, criando também consciência corporal. Precisamos conhecer nosso corpo para nos movimentarmos adequadamente em diferentes funções diárias, seja sentados no trabalho ou carregando uma mochila, por exemplo", explica.

Confira algumas dicas práticas para corrigir a postura e conheça atividades físicas que auxiliam no processo.

mulher praticando pilates sabe como corrigir a postura

Como corrigir a postura com exercícios

A especialista afirma que, além da própria fisioterapia, que é fundamental para o processo de correção postural, outras atividades também podem oferecer bons resultados. Conheça quais são elas:

Pilates

Os diferentes exercícios de alongamento e fortalecimento do pilates são ótimas formas de corrigir a postura. A atividade visa à maior sustentação e ao equilíbrio para as tarefas do dia a dia.

Yoga

A yoga trabalha com diferentes posturas (asanas) que atingem até mesmo os músculos mais profundos. A prática não só oferece benefícios para a mente, como também trabalha o corpo, desenvolvendo maior consciência corporal, força e equilíbrio.

Natação

A natação é um dos esportes mais indicados, quando o assunto é correção postural. Além de benéfico, o exercício feito dentro da água não sobrecarrega as articulações ao trabalhar costas, ombros e braços.

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Hidroterapia

A hidroterapia é uma excelente alternativa para quem busca uma postura mais elegante. Também praticada na água, pode ser feita, inclusive, por pessoas que estejam se recuperando de lesões e traumas.

como corrigir a postura infográfico

Cuidado constante para corrigir a postura

Segundo Jaqueline Knop, as consequências de uma postura incorreta envolvem sobrecarga em articulações e músculos, desgaste articular, dores, lesões e enxaqueca, dentre outros problemas. A fisioterapeuta reuniu uma série de dicas simples que, quando aplicadas no cotidiano, podem atenuar o problema. Confira:

1. O cuidado com a postura começa enquanto estamos dormindo. Ao deitar-se de lado, você deve manter a coluna alinhada. Utilize um travesseiro com altura que mantenha esse alinhamento. A cabeça não pode ficar inclinada para baixo e nem para cima.

2. Ao deitar de barriga para cima, use um travesseiro mais fino para evitar a inclinação da cabeça e também um travesseiro embaixo dos joelhos para mantê-los em leve flexão.

3. Sentado em frente ao computador, apoie os pés totalmente no chão, mantendo um ângulo de 90 graus de flexão dos joelhos e dos quadris na cadeira. Além disso, mantenha a curvatura lombar usando uma pequena almofada entre as costas e a cadeira. Deixe antebraços e mãos apoiados. O monitor deve ficar na altura dos olhos.

4. Para carregar algo pesado, abaixe-se dobrando os joelhos. Ao pegar o objeto, tente deixá-lo o mais próximo possível do peito.

5. Na hora de calçar um sapato, sente-se cruzando uma perna sobre a outra, evitando a flexão da coluna.

Viu como é simples corrigir a postura? Sua saúde agradece. Não esqueça de nos contar o que você achou do artigo! E aproveite para conferir as novidades do Vivo Mais Saudável para melhorar a sua qualidade de vida.

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