Exercícios e Treinos

04/09/2015 07:56 - Atualizado em 04/12/2016 09:55

Burpee: Exercício do crossfit é para experientes

A série de movimentos trabalha músculos de pernas, braços, glúteos, abdômen e costas.

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Redação

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O burpee é um dos principais exercícios do crossfit, responsável por trabalhar músculos de várias partes do corpo, como braços, pernas, glúteos, peitoral, abdômen, costas e ombros. O movimento parece simples, mas possui alto grau de dificuldade e exige bastante esforço. Os resultados são garantidos.

Existem algumas variações do exercício, que são indicadas de acordo com a experiência e o condicionamento físico do praticante. Conforme a pessoa vai evoluindo no crossfit, a execução do movimento também aumenta a dificuldade. Por isso, é recomendado o acompanhamento de um profissional para avaliar a melhor forma de realizar o burpee.

homem praticando burpee

Como realizar o exercício

O burpee é utilizado nos treinamentos de força e exercício aeróbico do crossfit, demostrando bons resultados para os praticantes. Ele mistura movimentos de agachamento, sustentação, flexão e salto, exigindo força e resistência muscular para manter o ritmo de execução e as repetições.

O exercício começa com um agachamento, seguido da colocação das mãos no chão à frente do corpo e, então, o posicionamento das pernas esticadas para trás, deixando o corpo alinhado. Em seguida, é feito um movimento de flexão e o retorno das pernas à posição de agachamento.

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O tronco é elevado para a pessoa ficar em pé novamente e, ao estender as pernas, é realizado um salto com os braço para o alto.

A prática regular do burpee exige preparo físico e traz benefícios para diversas partes do corpo. Devido aos movimentos rápidos, ocorre a melhora da coordenação motora e do controle corporal. Isso também aumenta a força e a potência muscular, por causa da explosão para executar a troca de posição de pernas, abdômen e braços.

Após um período de treino, é possível perceber o aumento da resistência física, podendo-se intensificar as repetições e também o nível de dificuldade do exercício. Outros benefícios são a melhora da capacidade respiratória e da mobilidade das articulações.

Por causa da flexão de braço, o exercício trabalha músculos do peitoral, ombros e tríceps. Com o agachamento e o salto, são trabalhados quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilha. Já os flexores do quadril e a lombar são estimulados devido à sustentação, à flexão e ao agachamento.

burpee infografico

Indicações do burpee

Os exercícios do crossfit podem ser realizados por qualquer pessoa, desde que respeitando as limitações físicas de cada um. Antes de começar, é indicado fazer uma avaliação médica para evitar qualquer risco ao realizar os treinos. O burpee pode ser adaptado e realizado de várias maneiras.

Para os iniciantes, por exemplo, é indicado que o movimento seja feito sem a flexão e sem o salto no final, apenas com a pessoa ficando em pé. Assim, o exercício exige menos esforço físico até que o praticante atinja um nível mais elevado de condicionamento. As repetições também devem ser mais baixas no início, começando-se com dez ou 15 vezes.

Vai encarar? Conte-nos o que você achou do burpee! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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crossfit
aeróbico
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salto

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