Exercícios e Treinos

01/07/2014 09:00 - Atualizado em 30/11/2016 10:50

Bruna Marquezine é adepta do treino de crossfit. Veja os benefícios

Treino de crossfit contribui para resistência cardiorrespiratória e perda de peso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Protagonista da novela das 8 da Rede Globo e namorada do principal craque da seleção brasileira de futebol, Bruna Marquezine é a queridinha do Brasil neste ano de 2014. E ela não recebe esse rótulo por acaso: a jovem atriz, de 18 anos, não apenas deslumbra pelo talento, mas também pela beleza, que mantém às custas de muito suor no treino de crossfit.

Por que Bruna Marquezine adota o treino de crossfit

Bruna Marquezine interpreta a personagem Luiza na novela Em Família e faz os marmanjos babarem com o seu corpão esbelto. Além de manter uma dieta equilibrada e rigorosa, um dos segredos de sua boa forma é o treino de crossfit. É uma modalidade que fez Bruna Marquezine superar a preguiça que tinha em se exercitar.

Foto: Shutterstock

O treino de crossfit não é nada monótono, o que o faz ser o exercício ideal para quem é agitado e gosta de dinamismo e diversão na hora de cuidar do seu condicionamento físico. É uma modalidade que conjuga uma série de treinamentos que trabalham intensamente diferentes partes do corpo.

O programa de treinamento crossfit é utilizado em muitas academias, grupos de elite e de operações táticas da polícia. Até mesmo algumas unidades das Forças Armadas norte-americanas utilizam treinos de crossfit para preparar as suas tropas.

Como é o treino de crossfit

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

O crossfit combina vários tipos de atividades, como levantamento de peso, ginástica olímpica e atletismo. Esses exercícios trabalham todas as capacidades físicas, como resistência cardiorrespiratória e muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Pode ser praticado por qualquer pessoa que esteja em boas condições físicas, desde que respeitada a sua adaptação fisiológica – tem que ser levado em conta que é um programa de treinamento bastante intenso, então os pré-requisitos não podem ser desconsiderados.

O crossfit trabalha capacidades ou aptidões físicas específicas, visando a fazer com que o praticante esteja preparado para qualquer atividade física de maneira aleatória. Esse é um dos motivos para constar no treinamento de profissionais da segurança pública – seus corpos precisam estar preparados para responder a qualquer tipo de exercício que se faça necessário.

Para começar seu treino de crossfit

Se você pretende começar a praticar crossfit, a primeira coisa que deve fazer é se submeter a avaliações físicas e médicas. O principal ponto de atenção deve ser a coluna, parte muito exigida no treino. Depois, procure profissionais especializados. 

Existem academias licenciadas para a prática dessa modalidade – são os lugares ideais, pois nelas você terá a orientação correta, evitando que você sobrecarregue músculos e articulações. Os inúmeros movimentos que um praticante de crossfit deve realizar têm sempre uma técnica correta para serem executados. Praticá-los de qualquer maneira, sem se preocupar com essa correção técnica, pode levar a graves lesões, principalmente nos ombros e na lombar.

Por isso, antes de seguir o cronograma principal do treino de crossfit (que se chama Workout Of the Day), é necessário aprender a execução ideal de cada movimento, para que possa repeti-los e aplicá-los de maneira adequada nas atividades principais. Depois de chegar a esse estágio, é preciso seguir rigorosamente o tempo de cada treinamento, para que não sejam cometidos excessos.

Respeitando essas regras básicas, você vai ver que o crossfit é muito mais interessante do que qualquer outro treino que já tenha praticado. E os resultados serão surpreendentes.

Gostou do artigo ? Já experimentou o treino corossfit? Deixe seu comentário!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ