Exercícios e Treinos

03/07/2015 12:28 - Atualizado em 08/12/2016 12:41

Bootcamp: Fique em forma feito os militares

A atividade física foi moda em campos de férias infantis dos Estados Unidos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar do treinamento bootcamp? A técnica, que envolve exercícios intensos e com incentivo constante dos treinadores, é uma prática que vem ganhando visibilidade. Ao ar livre, a modalidade é baseada em exercícios militares.

Tarso Soares, personal trainer e fundador do Bootcamp Brasil, conheceu a atividade na Austrália, onde morou por cinco anos. “Em 1994, a primeira empresa fitness bootcamp foi aberta na Austrália. Trabalhei com vários grupos”, lembra.

Criado em 1990, nos Estados Unidos, o treinamento fez sucesso em campos de férias infantis, que visam ao emagrecimento e ao aumento da capacidade aeróbica. A partir daí, os pais aprovaram a ideia e os instrutores perceberam a nova tendência de mercado.

bootcamp

No treinamento, são praticados movimentos variados, personalizados para cada aula e grupo de alunos. “São usados exercícios típicos - como agachamento, abdominais, corridas curtas, boxe e flexões de solo - até exercícios mais radicais e militarizados, como puxar pneu e empurrar carro”, comenta Soares.

A atividade é atualizada constantemente. Assim, você pratica aulas divertidas e evita que o corpo se acostume com os estímulos.

Benefícios do bootcamp

De acordo com Tarso Soares, o emagrecimento com tonificação muscular é especialidade da técnica. Ganhos em postura, prevenção de lesões e doenças, melhora no sono e aumento da capacidade aeróbica e da disposição no dia a dia também são relatados por praticantes do bootcamp ao redor do mundo.

O bootcamp é uma atividade física de alta intensidade. Por isso, avaliação médica é imprescindível para a segurança do praticante. Conversar com o profissional e realizar exames é necessário para a análise das condições da pessoa.

Outra dica é procurar um especialista em nutrição esportiva e suplementação alimentar. Um cardápio adequada auxilia no ganho de massa magra e na perda de gordura.

Cuidados ao praticar o bootcamp

Como em qualquer esporte ou exercício físico de alta intensidade, certos cuidados devem ser tomados para evitar excessos. “Nós temos grupos com homens e mulheres de 18 a 55 anos de idade”, salienta o personal trainer, lembrando que a atividade é livre para todos os públicos.

Pessoas que sentem muitas dores ou desconforto durante determinados exercícios devem optar por movimentos alternativos, que são propostos em aula pelos treinadores. “Nós tentamos personalizar os exercícios a cada aula, de forma que todos se divirtam, gastem bastante caloria e alcancem seus objetivos.”, afirma Soares.

Pronto para pegar pesado no treino? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercícios militares
tonificar a musculatura
queima calórica
exercícios ao ar livre

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ