Exercícios e Treinos

30/09/2014 01:24 - Atualizado em 02/12/2016 05:08

Body balance busca o equilíbrio na academia

Técnica do body balance é ótima para relaxar e eliminar o estresse do cotidiano.

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Redação

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Cada vez mais a academia vai perdendo a sua imagem de ambiente chato e se moldando conforme seus atletas. O local, que já foi exclusivo para fazer musculação, tem adicionado diversas aulas alternativas no seu currículo. E a body balance é uma delas.

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O que é body balance

Mais do que se exercitar, body balance é uma técnica que mistura várias outras e visa ao relaxamento. Quem conhece o tai-chi, yoga e pilates notará muita semelhança com essa nova atividade.

Se nas atividades mais monótonas da academia o objetivo é emagrecer, criar músculos e suar bastante, aqui a ideia é bem diferente. O foco é aprimorar a concentração, controlar a respiração e dar uma flexibilidade maior para o corpo. Em resumo, encontrar o ponto de equilíbrio entre a sua alma e a mente.

Benefícios do body balance

Mesmo com outro foco, a técnica também possui vários benefícios físicos. Além de deixar os músculos menos tensos, também os fortalece. Elimina o estresse do corpo e aprimora bastante a nossa postura corporal.

A coordenação motora também é aperfeiçoada, dando para a pessoa um controle maior sobre o seu corpo. E claro que também contribui na perda de peso através das calorias queimadas, mas este não é o objetivo primário do exercício.

As aulas duram cerca de 1 hora. Nesse período o aluno deve repetir os movimentos do professor. A ideia é realizar alongamentos, para aprimorar a flexibilidade do corpo. Este é o primeiro exercício e tem a função de deixar o aluno aquecido.

A ordem em que as atividades são feitas também é importante, uma herança da yoga. Permitirá que a pessoa esteja relaxada. E os exercícios todos são com o próprio corpo, exigindo controle e precisão para a realização de movimentos mais complicados. Tudo sem o uso de quaisquer aparelhos adicionais.

Quem pode praticar

Praticamente qualquer pessoa que não tenha nenhuma orientação médica contrária poderá aderir o body balance. Se a pessoa estiver se recuperando de lesões ou com problemas mais sérios, é recomendado que não opte pela prática antes da completa recuperação.

Jovens e pessoas de mais idade também podem participar das aulas. Uma vez que as atividades exigem apenas movimentação e resistência do seu corpo, cada um terá o seu ritmo.

Dicas para ter sucesso nas aulas

- Roupa

Preste atenção na roupa que usará para a prática dos exercícios. Roupas pesadas podem atrapalhar. Opte sempre por um visual leve e que não incomode.

- Acessórios

Evite usar muitos acessórios durante as aulas. As atividades exigem uma atenção maior dos alunos, e adereços podem acabar distraindo.

Se você pretende relaxar a mente, fortalecer a musculatura, aprimorar a coordenação motora e eliminar todo o estresse do seu corpo, as aulas de body balance são uma boa opção. Apenas não espere queimar muitas calorias, pois esse não é o foco das atividades.

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