Exercícios e Treinos

19/02/2015 05:23 - Atualizado em 23/05/2016 10:08

Bikram Yoga promove queima calórica: Conheça outros benefícios

Realizada em uma sala aquecida a 42ºC, a Bikram Yoga oferece resultados rápidos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A Bikram Yoga, também conhecida como Hot Yoga, promove uma grande queima calórica e desintoxica o corpo por meio do suor. É que a modalidade é realizada numa sala aquecida, onde são trabalhadas diversas posturas corporais e técnicas de respiração.

Conheça mais sobre essa prática que faz bem para o corpo e para a mente.

bikram yoga

Como funciona a Bikram Yoga

Essa modalidade da yoga é uma sequência de 26 posturas corporais e dois exercícios de respiração. O seu principal diferencial é que a aula acontece em uma sala aquecida entre 40ºC e 42ºC, com 40% de umidade relativa do ar. Essas condições imitam o clima da Índia, onde a yoga surgiu.

A aula dura cerca de uma hora e meia. Apenas manter o foco durante esse tempo todo numa sala superaquecida já é uma superação. Enfrentar o incômodo do calor e do suor proporciona o desenvolvimento do autocontrole, da concentração, da autoconfiança e da determinação.

As posturas da Bikram Yoga são bem elaboradas e trabalham todas as partes do corpo, desafiando as habilidades e limitações de cada pessoa. Com a prática regular da atividade, é possível perceber os benefícios nos músculos, nos ligamentos e nas articulações.

Benefícios da Bikram Yoga

A Bikram Yoga está fazendo cada vez mais sucesso no Brasil e no mundo, pois os seus resultados aparecem muito mais rápido. Isso ocorre porque o calor da sala acelera as reações químicas, ou seja, faz o metabolismo do corpo trabalhar num ritmo mais veloz.

Além disso, a técnica trabalha com uma sequência sistemática de posturas e técnicas de respiração. Ao contrário de outros programas de exercícios, que afetam apenas algumas partes do corpo, essa modalidade trabalha cada músculo, articulação e tendão do corpo, além de glândulas e o sistema nervoso.

Os movimentos da Bikram Yoga ajudam, ainda, a levar o sangue oxigenado para todas as células. A combinação de calor e oxigênio é uma das melhores formas de acelerar os processos naturais do corpo.

Uma única aula costuma eliminar 600kcal, o que varia de acordo com o metabolismo da pessoa. Fazer os movimentos no ambiente aquecido promove uma profunda desintoxicação por meio do suor, facilita o alongamento e a flexibilidade, reduz o risco de lesões e permite a superação de limites do corpo. 

A Bikram Yoga não possui contraindicações, desde que seja realizada com a orientação de um profissional qualificado. A prática é indicada para eliminar peso, aliviar dores nas costas ou nos joelhos, ajudar na recuperação de lesões articulares e complementar outros exercícios, como cárdio ou musculação. Grávidas e idosos também podem praticar.

Que tal experimentar? Deixe seu comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
yoga
alongamento
suor
queima calórica

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ