Exercícios e Treinos

15/07/2014 06:30 - Atualizado em 08/12/2016 06:38

Ballet Fitness garante força muscular e um corpo mais definido

Melhore o seu bem-estar e forma física com diversão na técnica do Ballet Fitness.

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Redação

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Para muitas pessoas, a tarefa de ir diariamente para a academia pode se tornar chata, cansativa ou mesmo sem graça. Para mudar esse status, uma nova forma de definir o corpo vem surgindo nas academias brasileiras, importada do exterior: o Ballet Fitness.

Ballet Fitness para todas as idades

A técnica mistura elementos do ballet clássico com atividades costumeiras da academia. O resultado se apresenta nas calorias queimadas e no estado de espírito animado. Uma das apostas do Ballet Fitness é também a música, que contribui para os movimentos dos alunos, permitindo que o corpo entre em forma mais facilmente.

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Foto: Shutterstock

Engana-se quem pensa que para praticar o Ballet Fitness é preciso já ter uma noção de dança ou mesmo ser jovem e ágil. Como a proposta, ao contrário do ballet tradicional, não é buscar movimentos perfeitos e treinados exaustivamente, para o Ballet Fitness, basta ter dedicação e repetir os movimentos do professor.

Homens e mulheres, de todas as idades, podem aderir a esta técnica. Quem nunca teve noções de dança, provavelmente, terá um pouco de dificuldade no início, mas isso é natural e, ao longo das semanas, será resolvido.

Contudo, é necessário realizar um exame médico para garantir que eventuais problemas de saúde não surjam e possam causar complicações mais graves.

Melhorias para o corpo com Ballet Fitness

Como a maioria dos alunos de Ballet Fitness são mulheres, o que elas buscam, geralmente, é um corpo modelado de forma bem mais feminina do que as atividades comuns de academia proporcionam.

A dança também permite que os movimentos fiquem mais elegantes, que os músculos se tornem mais fortalecidos e, principalmente, que muitas calorias sejam queimadas.

Como as dinâmicas são variadas, a questão cardiovascular do corpo também é fortalecida. A coordenação motora da mulher é aprimorada, com ambos os lados do corpo sendo trabalhados.

Outra vantagem que visa o bem-estar para a mulher é o estado de espírito que a dança e os movimentos permitem, deixando a saúde física e mental em plenas condições de funcionar.

O preparo para as aulas

Com aproximadamente uma hora de duração, as aulas de Ballet Fitness podem ser realizadas quantas vezes por semana as alunas quiserem, mas o indicado são 4 dias.

Não existe uma roupa obrigatória, porém, é necessário usar algo que deixe os movimentos do corpo fluírem naturalmente. Para os pés, a sapatilha não é uma obrigação, mas como alguns movimentos exigem um deslizamento pelo chão, a borracha de um tênis pode complicar neste momento.

Conheça os exercícios do Ballet Fitness

O Ballet Fitness usa a barra de forma semelhante à sua versão clássica, para exercícios solos e de equilíbrio. Movimentos de agachamento, danças coreografadas e dinâmicas aeróbicas, advindas do yoga e até do pilates, são algumas das principais atividades.

Os resultados das aulas de Ballet Fitness poderão ser sentidos em algumas semanas. E ao contrário de uma hora realizando exercícios de uma academia tradicional, após a primeira (e em todas) as aulas, o aluno não sentirá dores ou algum incômodo. 

E aí, gostou das dicas ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência! 

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