Exercícios e Treinos

01/04/2015 10:39 - Atualizado em 03/01/2017 02:19

Atividades físicas para crianças garantem crescimento saudável

Exercícios precisam ser lúdicos e divertidos para estimular o corpo e a mente da criança.

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Redação

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Em um mundo onde os videogames, tablets, smartphones e computadores ganham quase toda a atenção dos pequenos, é um desafio estimular a prática de algum exercício ao ar livre. Apesar disso, as atividades físicas para crianças são essenciais para um crescimento saudável e devem ser incluídas na rotina.

O educador físico Wellington de Campos Monteiro aponta que se exercitar na infância auxilia a criar a consciência da necessidade do exercício físico para o resto da vida. Entenda como as atividades físicas podem beneficiar as crianças.

atividades fisicas para criancas

Benefícios das atividades físicas para crianças

- Menor risco de obesidade

- Desenvolvimento da autoestima

- Conhecimento e domínio do próprio corpo

- Desenvolvimento da inteligência

- Estímulo das relações com as outras pessoas

- Desenvolvimento de comportamentos saudáveis, atitudes e valores

- Desenvolvimento da agilidade, da coordenação motora, da velocidade e da noção de tempo

- Melhora da força muscular

- Aumento da resistência do organismo.

“Atividades coletivas ou individuais auxiliam na formação de conceitos básicos de cidadania, ou seja, os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos”, avalia Wellington.

Exercícios indicados ao longo da infância

De acordo com o educador físico, existem atividades físicas para crianças de todas as idades. Confira uma série de exercícios que podem ser estimulantes para o desenvolvimento dos pequenos:

De 6 semanas a 1 ano: Estimule o bebê com brinquedos sonoros, brinque de esconder e encontrar. Cante músicas com gestos e incentive-o a imitar. Uma dica é inserir o nome da criança na letra. Também é possível espalhar brinquedos pelo ambiente para que ela se mova para alcançá-los.

De 1 a 3 anos: Nessa faixa etária, o ideal é que sejam feitas atividades que motivem a participação da criança, como teatro de fantoches, e que visem ao equilíbrio, à flexibilidade e à independência, como dança livre ao som das músicas preferidas do bebê.

De 3 a 5 anos: O adequado para essa idade são os exercícios que envolvam correr, pular, chutar, agarrar ou dançar. Pega-pega, esconde-esconde e estátua são alguns exemplos.

De 5 a 8 anos: Sugira atividades que exijam maior coordenação motora. Por exemplo, amarelinha, passa-anel, carrinho de mão ou corrida de sacos.

De 8 a 14 anos: Nessa faixa etária, é ideal que a família deixe que a criança/adolescente escolha qual atividade deseja seguir, como natação, futebol, vôlei, basquete, balé, artes marciais ou ginástica rítmica.

A natação é a indicada pelos profissionais da saúde como uma atividade física completa. Ela melhora a capacidade respiratória e aumenta a resistência do organismo, ajudando na prevenção e na recuperação de doenças como asma, bronquite e até mesmo problemas ortopédicos.

Cuidados nas atividades físicas para as crianças

- Fazer um aquecimento como parte de cada sessão da atividade

- Beber água antes, durante e depois das atividades físicas

- Usar protetor solar e bonés em dias mais quentes

- Usar o tamanho certo de equipamento de proteção (capacetes, joelheiras e cotoveleiras)

- Começar em um nível que corresponda ao condicionamento físico atual da criança.

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