Exercícios e Treinos

18/09/2015 01:27 - Atualizado em 29/11/2016 04:38

Aquaphysical: Descubra o alongamento feito na água

A atividade combina exercícios de crossfit e posições de yoga, que são feito em um colchão inflável na água.

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Redação

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Você já ouviu falar em aquaphysical? A atividade, que virou mania no Reino Unido, mistura exercícios de um treino de crossfit com posturas de yoga, tudo feito em cima de um colchão inflável na água. Além de queimar calorias e definir a musculatura, também ajuda na recuperação de lesões.

Ainda começando a ser praticada no Brasil, a modalidade pode ser uma opção mais refrescante para manter a boa forma no verão. Seja na piscina, no lago ou na lagoa, que tal experimentar um exercício de alta intensidade e com os benefícios da água?

aquaphysical na lagoa

Como funciona o aquaphysical

Uma aula de aquaphysical trabalha agachamentos e flexões de um treino de crossfit, com alongamentos e posturas de yoga. Os exercícios são dificultados e se tornam mais intensos porque são realizados sobre a água, em um colchonete inflável chamado aquabase, bastante rígido e feito com o mesmo material de um bote.

A novidade surgiu no Reino Unido, criada pela personal trainer Leila Francis Coleman, de 27 anos. Para ela, que sempre gostou de navegar e aprecia a “imprevisibilidade” da água, essa é uma nova forma de se exercitar com muito dinamismo. O equilíbrio exigido para realizar os movimentos e se manter em cima do colchonete potencializa ainda mais os resultados da atividade.

As aulas podem ser feitas em piscinas, lagos ou qualquer lugar que tenha água parada, de forma individual ou em grupo, com um instrutor. Elas duram de 30 a 45 minutos e conseguem queimar até 800 calorias. Isso é possível devido à combinação de movimentos intensos, que trabalha agachamentos, flexões, sustentações, alongamentos e burpees, por exemplo.

aquaphysical ao ar livre

Benefícios da prática da atividade

Para praticar o aquaphysical, são utilizados praticamente todos os grupos musculares, com ênfase para os músculos do abdômen e do quadril, duas partes importantes para a estabilidade corporal. Como a base é instável, o corpo trabalha muito mais para manter o equilíbrio, fortalecendo e tonificando os músculos.

Ao realizar um movimento de sustentação do corpo ou uma postura de yoga, por exemplo, segurar a pose por um longo período e sobre a água exige ainda mais equilíbrio e força. Esse esforço duplo proporciona bons resultados para a conquista e a manutenção de tônus ​​muscular.

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A prática do aquaphysical ainda aumenta a frequência cardíaca e melhora a circulação sanguínea, além de contribuir para o sistema cardiorrespiratório. A grande queima calórica da atividade também contribui para a perda e o controle de peso. Outros benefícios são o aumento da flexibilidade e a melhora da postura corporal.

Pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive quem esteja em reabilitação de alguma contusão ou problema de saúde. Isso é possível, pois, além dos benefícios fitness, o aquaphysical também ajuda na recuperação de lesão em tendões e ligamentos, aumentando a resposta muscular e a mobilidade do tornozelo e do joelho.

A atividade pode, ainda, auxiliar no alívio de dores nas costas e na recuperação conjunta. Indica-se começar os treinos na piscina para, então, partir para ambientes como lagos e lagoas.

Que achou da novidade? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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