Exercícios e Treinos

01/04/2015 12:46 - Atualizado em 30/10/2016 03:04

Aproveite os benefícios da corrida em qualquer idade

Correr melhora o humor e garante a longevidade. Conheça outros motivos para praticar.

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Redação

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Você já ouviu alguém dizer que não há melhor remédio que o exercício? De fato, se não for a mais potente, a atividade física é no mínimo uma ótima aliada da saúde, se praticada corretamente.

Seguindo essa lógica, correr é uma das melhores modalidades aeróbicas, considerando tanto saúde quanto estética. Os benefícios da corrida vão desde a prevenção de doenças - como obesidade, diabetes tipo 2, câncer e pressão alta - até a melhora da qualidade de vida emocional e mental do corredor.

beneficios da corrida

Entenda 3 benefícios da corrida

1. Saúde

Um estudo publicado em dezembro 2012 pelo periódico Psychonomic Bulletin & Review apresentou evidências consistentes de que o exercício, se praticado regularmente, ajuda a combater doenças neurológicas relativas à idade, especialmente as relacionadas à memória.

O estudo indicou, também, que a corrida regular ajuda a melhorar em até 50% a fala, o pensamento e a memória de vítimas de ataque cardíaco. Os cientistas detectaram melhoras significativas no funcionamento do cérebro dos corredores. Atenção, concentração, foco e organização foram citados como benefícios da corrida.

2. Felicidade

Quem se exercita regularmente percebe: não importa o quão mal você se sinta, o exercício vai lhe ajudar a melhorar. Muito se fala sobre o "barato" dos corredores. isso nada mais é que a onda de hormônios, conhecidos como endocanabinoides, que regulam nossa sensação de bem-estar e são liberados durante a corrida.

De acordo com um estudo publicado em 2012 pelo jornal Medicine and Science in Sports & Exercise, a corrida ajuda a combater os sintomas da ansiedade e depressão. E não se assuste se você começar a correr e ficar viciado na modalidade: a corrida ocasiona os mesmos tipos de adaptações neuroquímicas cerebrais que algumas drogas.

3. Emagrecimento

Por se tratar de um exercício físico de alta intensidade, a corrida não só queima muitas calorias durante a atividade, como também segue eliminando-as quando você para de correr. Além disso, a modalidade trabalha diferentes músculos do corpo, melhorando a resistência e queimando a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.

É importante lembrar, também, que há diferença entre as corridas longas e as curtas. No Atletismo, especialmente, as corridas curtas são as de 100m, 200m e 400m. Esse tipo de corrida exige mais dos músculos, visto que o pique rápido depende da explosão muscular na largada.

As corridas longas, por sua vez, começa com 3 mil metros e vão até ultramaratonas (mais de 42km). Neste caso, será exigida uma grande resistência física e mental do atleta.

Antes de correr, faça um check-up

Para usufruir integralmente de todos os benefícios da corrida, é preciso consultar um médico antes de começar a praticar a atividade. O check-up é crucial, especialmente para quem sofre de dores crônicas e doenças cardíacas ou possui deficiências nos joelhos ou pés.

A consulta com o médico também ajuda a definir qual o ritmo de corrida que os iniciantes devem praticar. Ele vai realizar uma avaliação física e nutricional e dará um diagnóstico sobre o estado de saúde da pessoa. Assim, os treinos serão adequados às necessidades individuais.

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