Exercícios e Treinos

30/05/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 10:32

Aprenda série de exercícios físicos básicos para fazer em casa

Para pernas, panturrilhas, braços, bumbum e barriga.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida porque traz disposição, força e equilíbrio para realizar as tarefas do dia a dia. Mas se você não tem tempo, não curte ir à academia ou usa a desculpa da chuva para interromper as atividades, o Vivo Mais Saudável apresenta alguns exercícios simples que podem ser feitos em casa.

O fisioterapeuta e professor de Educação Física Hyandro Neto é quem ensina uma série básica de movimentos para braços, pernas, abdome e bumbum, com um número de repetições que varia de 10 a 15, de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa.

Pernas
Sentar e levantar da cadeira. Esse exercício melhora a força nos quadríceps (parte anterior da coxa) que diminui consideravelmente após os 35 anos.
Indicação: 2 séries de 10 a 15 repetições

Panturrilhas
Flexão plantar. Consiste em ficar nas pontas dos pés e voltar encostando o calcanhar no chão.  Esse exercício traz grande benefício para o coração, pois aumenta o retorno venoso.
Indicação: 2 séries de 10 a 15 repetições

Braços

Deitar no solo de barriga para cima e esticar os braços a frente do corpo em direção ao teto, abrir e fechar.
Indicação: 2 séries de 10 a 15 repetições

Bumbum
Deitar no chão de barriga para cima, suspender a pelves e colocá-la novamente no chão.
Indicação: 2 séries de 10 a 15 repetições

Barriga
Fazer abdominais para enrijecer a musculatura da barriga.

Indicação: 2 séries de 10 a 15 repetições

Muito cuidado com o pescoço nas abdominais, ele não deve ser forçado. A dica do fisioterapeuta é encontrar um ponto fixo no alto da parede para olhar e fazer movimentos curtos tirando os ombros do chão, mas sem balançar o pescoço.
 

Agora, é com você! Lembre-se de que uma avaliação médica antes de começar qualquer atividade física é sempre importante. Procure seu médico e faça um teste de esforço físico.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ