Exercícios e Treinos

14/10/2016 03:25 - Atualizado em 22/01/2017 03:21

Aprenda sobre as modalidades dança do ventre com Mahaila El Helwa

A professora ensina passos percussivos da dança

POR

Redação

  • +A
  • -A

Como vocês puderam conferir no vídeo da semana passada, a dança do ventre é uma arte milenar, surgida no Oriente Médio, que trabalha a feminilidade da mulher. Além disso, todas as modalidades da dança do ventre trazem diversos benefícios psicológicos e físicos para quem a pratica. E nesta semana, a bailarina e professora de dança do ventre Mahaila El Helwa preparou um tutorial especial ensinando movimentos percussivos para quem deseja aprender mais sobre a técnica.

Modalidades da dança do ventre

A dança do ventre é composta por diversas modalidades, caracterizadas por elementos específicos e que a tornam ainda mais fascinante. É preciso saber que essa é uma atividade que requer técnica e estudo, indo muito além da imagem de sensualidade, que muitas pessoas ainda podem ter em mente. E para vocês conhecerem mais sobre a dança, selecionamos os tipos mais populares. Confira:

CANDELABRO
Nesta modalidade, a bailarina dança com um candelabro sobre a cabeça. O acessório costuma ter de 7 a 14 velas, de acordo com a escolha da dançarina. Seu nome original é Raks El Shamadan e era uma apresentação comum em celebrações como nascimentos e aniversários do Egito e em alguns países árabes. Em casamentos, a bailarina se apresenta para os noivos, em um ritual para iluminar o casal e celebrar a união. A dança é marcada por movimentos delicados e sinuosos.

ESPADA
Na dança com espada, a bailarina realiza movimentos com o objeto, equilibrando-o em diferentes partes do corpo, como cabeça, cintura, mão, perna, busto e abdômen. Além de equilíbrio e concentração, a modalidade exige força combinada com graciosidade.

DANÇA COM VÉU
O véu confere um ar de mistério e encanto a mais à dança do ventre. A bailarina escolhe a quantidade de véus que irá utilizar, podendo variar de um até nove. Os acessórios podem ainda ficar presos à roupa, como um adereço a mais. A modalidade é marcada por muitos movimentos e giros, exigindo habilidade para executar os passos, enquanto trabalha com os véus.

KHALEEGE
Essa é uma modalidade folclórica da dança do ventre e surgiu no Golfo Pérsico, sendo comum em festas familiares de países dessa região. A bailarina usa uma túnica de tecido fino e bordada, chamada de Galabya. Os passos são marcados por movimentos dos pés, sempre constantes. A cabeça, mãos, braços e troncos também se movimentam, enquanto o quadril fica mais parado.

Passo a passo: movimentos percussivos

Para você se familiarizar ainda mais com a dança do ventre, aprenda com a dançarina Mahaila El Helwa alguns passos de movimentos percussivos. “O primeiro que vamos trabalhar no vídeo será o básico egípcio. O segundo será a batida lateral e, por fim, a torção.Espero que gostem!”, adianta Mahaila.


Gostou? Que tal apostar na dança do ventre? Ela pode ser uma grande terapia corporal e mental, que irá proporcionar diversos benefícios para você.

Não deixe de seguir o nosso canal no Youtube! Para conferir outras dicas de exercícios e treinos, acompanhe as matérias do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também