Exercícios e Treinos

02/04/2015 03:12 - Atualizado em 03/01/2017 05:46

Aprenda como sair do sedentarismo com atitudes simples

Atividades físicas em casa e no trabalho combatem o sedentarismo. Confira como fazer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você está preocupado com sua saúde porque trabalha em frente ao computador o dia todo? Não encontra tempo para praticar exercícios e quer descobrir como sair do sedentarismo? Algumas atitudes no seu dia a dia podem fazer a diferença, e você nem precisa ir muito longe para isso.

Já pensou em trocar o carro pela bicicleta ou mesmo caminhar até o trabalho? Você também pode dar preferência pela escada em vez do elevador. É mudando os hábitos diários que você se torna mais ativo. Conheça algumas dicas para agregar mais saúde ao seu dia a dia.

como sair do sedentarismo

Como sair do sedentarismo durante a rotina?

Será que há como sair do sedentarismo dentro do trabalho? É possível, sim, praticando ginástica laboral. Esse tipo de atividade é feito com alongamentos em diversas partes do corpo, como tronco, cabeça e membros. Os exercícios evitam dores e lesões, principalmente as de esforço repetitivo.

Para quem trabalha em escritório, geralmente é mais complicado sair do sedentarismo se o trabalho é atrás de uma mesa. Por isso, faça pequenas pausas no expediente, nem que seja apenas para ir ao banheiro. Levante-se a cada hora e dê uma caminhada, vá até a janela, estique o corpo, o que for necessário para não ficar tão parado.

Se você está com um calçado adequado para caminhar (tênis ou salto baixo) e trabalha ou mora em um prédio, que tal trocar o elevador pela escada? Suba pelo menos três andares e desça cinco. O gasto calórico é de, aproximadamente, 220kcal. Porém, a atividade não é recomendada para quem tem doenças ortopédicas ou nas articulações.

Você vai e volta de ônibus no trajeto entre o trabalho e sua casa? Que tal descer um ou dois pontos antes e seguir caminhando? Esse exercício já permite que você queime algumas calorias e mantenha o funcionamento do corpo. Mas faça isso apenas em locais seguros, onde haja movimentação de pedestres.

como sair do sedentarismo

Combatendo o sedentarismo em casa

Por que contratar uma diarista para limpar sua casa? Faça você mesmo a faxina e queime até 300kcal por hora. Os serviços domésticos são uma excelente opção para quem não quer sair de casa e precisa se exercitar ao mesmo tempo. Agora, se você não conseguir fazer isso semanalmente, o simples ato de arrumar a cama já é um bom começo.

Você precisa ir até o supermercado comprar alguns ingredientes para o jantar? Evite o carro e siga a pé. Você consegue sair do sedentarismo e ainda fazer um leve carregamento de peso com as sacolas.

Não fique apenas na frente da televisão durante suas folgas. Levante-se, faça alongamentos em períodos de uma hora. Relaxe, concentre-se, medite e saia do computador. Para melhorar seu bem-estar, você deve conseguir esvaziar a mente e focar apenas no seu corpo por algum tempo.

Para sair do sedentarismo de vez, no entanto, você precisa unir práticas de exercícios diários a uma boa alimentação. Mesmo que você consiga fazer caminhadas de uma hora, não adiantará nada se você passar a noite toda comendo biscoitos e frituras. Prefira as frutas e os legumes, sempre moderando o cardápio.

Viu como atividade física não tem hora nem lugar para ser feita? Conte para nós como você se exercita! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sedentarismo
ginástica laboral
caminhada
dia a dia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ