Exercícios e Treinos

20/07/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 01:24

Aprenda como queimar gordura localizada em 5 passos

Gordura localizada é uma das grandes vilãs da boa forma, mas pode ser eliminada.

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Redação

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Entre os principais inimigos da autoestima, está a gordura localizada. Aquela graxinha a mais num local nada oportuno faz a pessoa ter vergonha de usar biquíni, no caso das mulheres, ou tirar a camisa, no caso dos homens. Uma tática comum é usar determinadas roupas que “escondem” as gordurinhas.

Como acabar com a gordura localizada

Muito melhor do que fugir ou esconder a gordura localizada é acabar com ela. Mas não tem moleza.

Foto: Shutterstock

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Para combatê-la, você vai precisar fazer muito exercício e cuidar sempre da sua alimentação. De nada adianta ficar horas por semana na academia se você conserva hábitos alimentares antigos e nada saudáveis – adeus refrigerante e fast food. No final, você vai ver que vale a pena. Basta se acostumar com a nova rotina.

5 passos para queimar gordura localizada

Veja nossas dicas para queimar a gordura localizada:

Alimentação

O jeito ideal e mais seguro de começar a se alimentar de maneira saudável é, antes de sair mudando radicalmente as suas refeições, consultar um nutricionista. Acredite, não é frescura. Seguir a dieta da moda de maneira irresponsável pode acarretar em déficits nutricionais, e o que era pra fazer bem acaba prejudicando a sua saúde.

Voltando à queima de gordura localizada, uma boa dica é consumir uma boa quantidade de alimentos termogênicos. Levam esse nome as comidas que têm o potencial de acelerar o metabolismo do nosso corpo, que vai passar a gastar mais energia do que o normal. Com eles você também terá uma maior sensação de saciedade. Exemplos de alimentos termogênicos: canela, pimenta, chá verde, vinagre de maçã, café, ômega 3, gengibre e guaraná em pó.

Exercício aeróbico

Se a gordura é localizada, deve ser combatida com exercícios localizados, certo? Não necessariamente. A musculação é importante, mas para que você diminua a quantidade de gordura no seu organismo precisa de atividades aeróbicas que trabalham o corpo todo e vão fazer você perder peso de maneira equilibrada.

Se você está fora de forma, comece com uma caminhada e depois vá intercalando com corrida, aumentando o ritmo conforme for ganhando resistência. Outras ótimas opções são pular corda, que queima o dobro de calorias do que uma corrida, e andar de bicicleta, que exige bastante esforço muscular.

Levante peso

Adquirido o hábito de praticar exercícios aeróbicos, parta para a musculação. Antes de puxar ferro faça sempre 15 minutos de bicicleta ou esteira. O corpo demora esse tempo para aquecer e começar a queimar gordura. Tente comparecer à academia três vezes por semana para ter bons resultados. Você vai, assim, substituir a gordura localizada por músculos. A dica é sempre procurar aumentar a intensidade.

Troque de treino

Essa dica vale tanto para os exercícios aeróbicos quanto para a musculação. Quanto mais o seu corpo se acostumar a determinada atividade, menos eficiente ela se torna. Geralmente um treino para de dar os melhores resultados já a partir de quatro semanas. Trabalhe diferentes grupos musculares e intercale corrida, bicicleta, natação, entre outros.

Pós-treino

Uma alimentação adequada pós-treino é fundamental. Se você já está mandando bem na musculação, capriche em alimentos com muita proteína magra, como peito de frango, peixes, peito de peru, queijo branco e outros.

Outra ótima opção é o suplemento alimentar whey protein. As proteínas vão ajudar o seu corpo a reconstruir o tecido muscular rompido com os exercícios, aumentando o nível de massa magra do seu corpo.

Quais são as suas dicas de treinamento para perder gordura? Conte-nos e ajude outras pessoas.

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