Exercícios e Treinos

07/03/2015 03:14 - Atualizado em 05/12/2016 02:45

Aprenda como pular corda para queimar calorias com saúde

Depois de aprender a pular corda, você pode intensificar o treino e perder ainda mais peso.

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Redação

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Você sabe como pular corda? É semelhante à brincadeira da infância, mas, se o objetivo for perder peso, a atividade deve ser levada a sério. Com uma queima calórica aproximada de 400kcal em meia hora, os benefícios desse exercício incluem tonificação do corpo e melhora na postura. Para isso, porem, você precisa saber o modo correto de se movimentar.

Primeiro, deixe o pescoço bem relaxado, movimentando-o em todas as direções. Mantenha o olhar em um ponto fixo no horizonte e alinhe a cabeça. Faça contração no abdômen e nos glúteos para que a coluna e os joelhos fiquem protegidos contra o impacto. Flexione levemente os joelhos.como pular corda

Comece a girar os punhos e os cotovelos sem abrir muito os braços. Pule de modo suficientemente alto, apenas para que a corda não enrosque nos pés. Fique com as mãos distantes a, mais ou menos, 20 centímetros do quadril. Volte para o chão com a ponta dos pés pisando antes dos calcanhares.

Agora que você já aprendeu como pular corda corretamente, conheça um pouco mais sobre esse exercício.

Como pular corda evitando riscos e lesões

As articulações e os joelhos serão as partes do corpo mais prejudicadas, se você não pular corda de forma segura. O impacto no quadril e no tornozelo também pode ser perigoso, então fazer o exercício todos os dias costuma ser arriscado e provocar machucados. Faça intervalos entre dias para pular, descansando os músculos.

Em caso de hipertensão, problemas cardiovasculares, distensões ou dores nas articulações dos membros inferiores, é melhor consultar um médico ou um fisioterapeuta antes de começar os treinos. Sempre evite lesionar uma parte do corpo já machucada. Pessoas com obesidade também não devem pular corda.

Potente exercício aeróbico, essa é uma forma de perder peso tão eficiente quanto corridas, caminhadas e ciclismo. Porém, não é muito indicada para quem deseja ganhar musculatura. Nesse caso, é indicado recorrer a atividades de musculação e levantamento de peso.

Pular corda potencializa o treino

Se você já sabe como pular corda e deseja intensificar o exercício, uma dica é alterar o ritmo com um método de intervalos. Comece pulando por 30 segundos de forma leve, em baixa velocidade. Depois, por mais 30 segundos, tome um ritmo moderado, aumentando a intensidade.

A velocidade rápida vem logo depois. Gire a corda com força, prossiga por mais 30 segundos e descanse. Comece esse mesmo treino novamente.

No caso de iniciantes, recomenda-se fazer esse ritmo mais potente por dez minutos. Para quem já tem mais prática, um treino intermediário de 20 minutos é o ideal. Já para quem está acostumado com esse exercício, pode realizar até meia hora, em um modo mais avançado.

Depois de pular corda de forma básica e intensa, você precisa se preparar para começar a praticar. Vista roupas leves e confortáveis, além de tênis com amortecimento para aguentar o impacto dos pulos e prevenir machucados nas articulações. Você vai suar, então separe água e toalha para os intervalos. Tente pular sempre em solo macio, como tapete ou grama.

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