Exercícios e Treinos

14/12/2014 04:21 - Atualizado em 03/01/2017 12:58

Aprenda como aumentar a panturrilha em 4 exercícios

Melhora da circulação mostra como aumentar a panturrilha é benéfico para a saúde.

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Redação

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Você entra na academia pensando em coxas torneadas, bumbum durinho e abdômen sarado. Mas esquece que há músculos no resto do corpo tão, ou mais importantes, do que esses. Saber como aumentar a panturrilha, por exemplo, lhe ajudará a fortalecer o músculo que é responsável pela circulação sanguínea dos membros inferiores.

como aumentar a panturrilha

Como aumentar a panturrilha: Importância do músculo

Do ponto de vista de saúde, a panturrilha é um músculo imprescindível para o funcionamento do corpo. Ele é conhecido como o segundo coração humano, já que é o responsável por bombear de volta ao coração todo o sangue que irriga as pernas e os pés. Quando a panturrilha não está fortalecida como deve, ela não auxilia corretamente no bombeamento sanguíneo.

Do ponto de vista estético, as panturrilhas são fundamentais na construção de pernas bem torneadas. Por isso, aprender como aumentar a panturrilha é tão importante. Não basta ter apenas alguns músculos em perfeito estado. Mais importante do que isso, é ter um conjunto harmonioso. De nada adianta ter as coxas mais grossas, se as panturrilhas não estiverem no ponto certo.

Nas corridas, a panturrilha é o músculo que mais sofre. É ela que recebe todo o impacto de cada pisada e que sustenta as articulações dos joelhos, para que eles mantenham o movimento constante, sem sofrerem com dores ou contusões.

Exercícios mostram como aumentar a panturrilha

1. Leg Press

Deitado no leg press, com os quadris formando um ângulo de 45º, posicione os pés na plataforma. Joelhos na mesma direção dos pés, empurre o peso. Reposicione os pés, deixando apenas metade da planta apoiada na plataforma. Empurre o peso com a ponta dos pés em 15 repetições. Para quem está aprendendo como aumentar a panturrilha, esse é um bom treino para a sequência inicial.

2. Elevação unilateral

Suba em um step ou um espaldar. Apoie a parte da frente da planta do pé na base escolhida e tire a outra perna do apoio, enlaçando o pé que está apoiado. Eleve o corpo e retorne à posição inicial repetidas vezes. Essa é uma técnica mais avança de como aumentar a panturrilha e que exige mais força e amplitude no movimento.

3. Agachamento

Pegue uma barra e coloque a anilha de peso apenas em uma das pontas. Encaixe a ponta sem peso em algum canto do espaço onde está treinando. Posicione os pés afastados e paralelos. Encaixe o quadril e agache. Ao retornar, eleve o corpo na ponta dos pés. Retorne. Agache novamente, repetindo todos os passos. A amplitude é testada nesse exercício.

4. Cadeira

Essa é a forma mais utilizada para saber como aumentar a panturrilha. Aparelho voltado para essa função exclusiva, a cadeira exige menos amplitude, mas o peso pode variar. Apoie a ponta dianteira dos pés na barra. Ajuste o peso até que a barra almofadada esteja bem justa às pernas. Inicie o movimento de levantar e baixar as pernas, fazendo força apenas na ponta dos pés.

Pronta para praticar? Invista na atividade física! Deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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