Exercícios e Treinos

02/07/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 01:51

Aprenda como afinar a cintura e molde a sua silhueta

Como afinar a cintura é uma das dúvidas mais recorrentes na academia.

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Redação

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Como afinar a cintura? Essa é uma das perguntas mais recorrentes nas academias, entre homens e mulheres. A resposta nem sempre agrada: não tem como afinar a cintura sem suar bastante, mudar os hábitos alimentares e se imbuir de muita força de vontade.

Aprenda como afinar a cintura

Foto: Shutterstock

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Aprender como afinar a cintura não é apenas um capricho estético. Mais grave do que ter vergonha do seu corpo são os riscos que a cintura larga pode causar.

É sério: de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, pessoas com cintura larga têm uma maior chance de morte prematura, independentemente do índice de massa corporal (IMC, que mede a relação entre o peso e a altura da pessoa).

A pesquisa é da American Cancer Society e sugere que pessoas com cinturas maiores de 110 centímetros, no caso das mulheres, e 120 centímetros, no caso dos homens, dobram o risco de mortalidade em relação a mulheres com cinturas abaixo de 75 centímetros e homens com menos de 90 centímetros de cintura.

Como afinar a cintura com exercícios básicos

Então vamos lá. Abaixo reunimos alguns exercícios que vão tonificar os músculos do seu abdômen. Mas atenção: a quantidade de gordura que eles vão queimar não é tão significativa.

Para isso, você precisa combinar esses treinos com bastante corrida, corda, pedalada ou outros exercícios cardiorrespiratórios. Enquanto essas atividades aeróbicas vão queimar calorias, os exercícios abaixo vão ajudar a definir os músculos da cintura.

Abdominal

O mais clássico dos exercícios vai trabalhar diretamente os músculos da barriga, forçando-os para dentro, fortalecendo-os e queimando gorduras localizadas. Deite-se de costas sobre um colchonete ou uma estrutura lisa, não muito macia. Cruze as mãos atrás da nuca e dobre os joelhos. Levante o tronco até formar um ângulo de 60º, mas sem forçar em demasia a coluna. Durante esse movimento inspire, expirando quando retornar à posição original.

Abdominal que gira

Nessa variação, você deita de costas no chão, sobre um colchonete, com os joelhos flexionados e as mãos próximas às orelhas. O movimento que você vai fazer é o de subir o tronco, como no anterior, mas dessa vez levando o cotovelo direito em direção ao joelho esquerdo (e vice-versa). Essa rotação vai trabalhar músculos diferentes do seu abdômen, fazendo muito bem para a sua cintura. Para potencializar o exercício, deixe a perna contrária ao seu braço elevada.

Balançar para o lado

Apesar de simples e fácil, esse exercício tem uma eficácia magnífica graças aos movimentos realizados pelo abdômen. É só ficar em pé com as pernas abertas na largura da cintura e depois pender o tronco para a lateral, de um lato para o outro, dobrando levemente a cintura. Faça 15 repetições para cada lado, completando 3 séries. Se achar muito fácil, segure um peso para aumentar o grau de dificuldade.

Giro com bola

Fique em pé e afaste as pernas na largura dos quadris. Segure uma bola na altura do peito com os cotovelos flexionados e apontados para fora. Vire o tronco para o lado esquerdo. Dê um passo à frente com a perna direita flexionando o joelho a 90 graus em relação à coxa e gire o tronco para o outro lado. Volte à posição inicial.

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