Exercícios e Treinos

29/12/2015 05:00 - Atualizado em 05/09/2016 07:24

Aposte no treinamento intervalado para o verão

Também conhecido como HIIT, o treino pode ajudar a queimar as gordurinhas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Caminhar ou correr: eis a questão! O treinamento intervalado é bastante popular entre musas fitness. O treino mistura o ritmo tranquilo de um trote com a explosão de uma corrida de alta intensidade, e pode ser a melhor opção para você ficar em forma. Continue a leitura e saiba por quê.

Conheça o treinamento intervalado

A modalidade também é chamada de HIIT, sigla em inglês que significa Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. Segundo Luiz Carnevali, consultor técnico da academia Smart Fit, essa técnica utiliza alguns exercícios e movimentações de vários esportes, incluindo o muito comentado treino funcional.

A mistura de movimentos em alta intensidade, seguidos de um curto período de recuperação, aumenta o gasto calórico“As pesquisas descobriram que as fibras musculares de pessoas que são submetidas ao HIIT têm níveis muito mais elevados de queima de gordura, se comparadas a indivíduos que são submetidos ao exercício constante”, comenta o professor.

HIIT

Aposte no treinamento intervalado

Para evitar lesões e dores desnecessárias, Carnevali indica que, antes de começar a treinar, deve-se seguir uma série de aquecimento. “Ela contém corrida em diversas direções, educativos, alongamentos dinâmicos e exercícios para ativação do core”, enumera.

Assim como qualquer outra atividade, o treinamento intervalado deve ser acompanhado por um profissional. Como se trata de uma aula de alta intensidade, o indicado é que a sua frequência gire em torno de duas ou três vezes por semana, em dias alternados.

Os exercícios, segundo o coordenador, são demonstrados no início da aula, e conforme a necessidade, podem ser criadas versões mais leves para que haja uma melhor adaptação do aluno.

[[saiba_mais]]

Se a sua academia não dispõe de aula especial HIIT, você pode fazer o seu treino intervalado na esteira. Existem máquinas que já contam com essa modalidade em seus programas. Vale perguntar para o professor se algum dos aparelhos pode ser programado para trabalhar com essa função.

Para começar, faça o alongamento e inicie com uma caminhada tranquila. Assim que seu corpo estiver pronto, aumente o ritmo e caminhe de forma mais pesada. Após alguns minutos, dê tiros de um a dois minutos. Volte para a caminhada e mantenha-se nesse padrão por dois ou três minutos. A velocidade fica de acordo com o seu condicionamento físico.

Que achou do HIIT? Vai encarar essa modalidade? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
treino
musculação
atividade física
HIIT

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ