Exercícios e Treinos

04/12/2015 09:39 - Atualizado em 06/12/2016 03:15

Aposte na remada curvada para o treino de costas

Esse tipo de remada é um exercício indicado para alunos avançados.

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Redação

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Capaz de estimular as costas e os ombros ao mesmo tempo, a remada curvada pode ser um ótimo exercício para o seu treino de superiores. Porém, o movimento é complexo, sendo recomendado para alunos com nível de força avançado. Se feito de forma incorreta, pode acarretar lesões.

Para acabar com as suas dúvidas e garantir um treino pesado, mas sem riscos, o Vivo Mais Saudável conversou com o professor Guilherme Leme, da academia Bio Ritmo. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de remada.

mulher fazendo remada curvada

Como praticar a remada curvada

A remada curvada, explica Guilherme, é um exercício avançado que visa a estimular os músculos dorsais, bem como a musculatura posterior dos ombros. “Ele trabalha todo o grupamento dorsal - latíssimo do dorso, romboides, redondos e trapézio - e também os deltoides posteriores (ombros) e os flexores do cotovelo: bíceps braquial, braquial anterior e braquiorradial”, enumera.

Essa remada é específica para praticantes experientes, que já possuam um bom nível de força na musculatura abdominal e paravertebral. O aluno também deve ter “boa consciência corporal para executar o movimento da forma correta, sem prejudicar a coluna”, alerta o professor. Em caso de dúvidas, o auxílio do instrutor é indispensável para evitar lesões.

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Guilherme explica o movimento de forma detalhada: “O praticante deve flexionar levemente os joelhos e curvar-se à frente com o tronco paralelo ao solo. A partir daí, com uma barra nas mãos, deve puxá-la, flexionando os cotovelos até aproximá-la do peitoral”.

Como se trata de um exercício avançado, a comunicação entre aluno e professor é de extrema importância. Explique quais são as mudanças que você deseja ver no shape e pergunte se a adição da remada curvada em seus treinos é uma boa pedida. Caso você ainda não esteja preparado, o professor indicará outros exercícios para desenvolver os músculos superiores.

Além de seguir as orientações do personal, não esqueça de apostar em outros estímulos. A remada, apesar de efetiva, deve ser aliada a outros movimentos para garantir o resultado desejado. “Deve-se complementá-la com movimentos de adução dos ombros, como a puxada aberta ou a barra fixa aberta, a fim de trabalhar diferentes ângulos e feixes musculares”, orienta o profissional.

Transforme o seu corpo

Além de treinar com frequência, alguns hábitos podem melhorar os ganhos da academia. Para conquistar um corpo torneado e livre de gordurinhas extras, você deve pegar pesado na musculação, mas também manter períodos para o descanso. O overtraining, o exagero nos treinos, pode causar um efeito inverso ao esperado.

Outra dica é ficar de olho na alimentação. Se você segue atletas no Instagram, provavelmente já viu que grande parte dos resultados é garantida pelas boas escolhas alimentares. Aposte principalmente nas proteínas e nos carboidratos, sem esquecer de controlar os açúcares e gorduras.

No fim das contas, não existem segredos. Conte com o auxílio de um educador físico e de um nutricionista para transformar o seu corpo com saúde.

Você acha que já está pronto para tentar a remada curvada? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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