Exercícios e Treinos

27/08/2014 11:39 - Atualizado em 09/12/2016 12:35

Alongamentos diários podem ajudar a prevenir lesões

Alongamentos diários aumentam flexibilidade e melhoram postura.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É comum que as pessoas se detenham nos exercícios físicos, esquecendo-se da importância dos alongamentos diários. No entanto, alongar-se diariamente é tão importante quanto se exercitar, uma vez que a falta de alongamento diminui a capacidade da mobilidade articular, prejudicando os exercícios e seus resultados.

alongamentos-diarios

Alongamentos diários ajudam a evitar lesões

Além disso, praticar alongamentos diários auxilia na prevenção de lesões e também na melhora da postura – o que nos traz uma aparência de melhor condição física. É comprovado ainda que a rotina de alongamentos diários influencia em fatores determinantes para a sua boa forma física como sono, humor e apetite.

E o melhor: os alongamentos diários podem ser feitos não só na academia, como ao ar livre e até mesmo em casa. Ficou curioso? Então confira uma seleção de alongamentos diários que vai te ajudar a alcançar seus objetivos.

Dicas de alongamentos diários

Parte de trás da perna e costas

Tente alcançar os pés com as mãos e segurar entre 15 e 30 segundos. Realize o exercício entre duas e quatro repetições.

Parte de dentro da perna

Sente com as pernas estendidas e abertas, vá com a mão em direção aos pés, tentando alcançar. Segure entre 15 e 30 segundos repetindo entre duas e quatro vezes.

alongamentos-diarios

Parte da frente da coxa

Deite de lado e puxe o pé em direção aos glúteos. Caso esteja muito fácil, puxe a perna toda para trás, com os pés encostados nos glúteos, mantendo o corpo no lugar. Segure entre 15 a 30 segundos e repita o movimento com a outra perna. Faça entre duas e quatro repetições.

Parte lateral da coxa e glúteos

Deite e em seguida cruze uma perna por cima da outra, fazendo um quatro. Então puxe a perna que está por baixo em direção ao seu tronco e empurre o joelho da perna que está cruzada. Segure entre 15 e 30 segundos e repita o movimento com o outro lado. Realize o exercício de duas a quatro vezes.

Costas

Deite com as costas no chão e abrace os dois joelhos, flexionando as pernas e quadril. Segure entre 15 e 30 segundos, realizando o exercício entre duas e quatro repetições.

Parte interna da coxa

Sente com as solas dos pés unidas e tente trazer os calcanhares o mais perto possível do corpo. Empurre os joelhos para baixo com os cotovelos. Segure entre 15 e 30 segundos repetindo o alongamento de duas a quatro vezes.

alongamentos-diarios

Lombar

Deite com as costas no chão, estique os braços para as laterais e flexione uma das pernas em direção ao tronco, então gire a perna pra o lado oposto dela, rodando o tronco. Segure entre 15 e 30 segundos e logo após repita o movimento com a outra perna. Realize o exercício entre duas e quatro repetições.

Parte lateral do tronco

Sente com as pernas cruzadas, segure uma das mãos na cintura puxando o tronco para o lado dela, a outra mão fica acima da cabeça ajudando a levar o tronco. Segure entre 15 e 30 segundos e repita o movimento do outro lado. Realize o exercício entre duas e quatro vezes.

E aí, curtiu as dicas de alongamentos? É hora de sair do sofá e colocar em prática!

TAGS
exercícios
alongamento
lesões
exercício físico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ