Exercícios e Treinos

19/02/2016 06:00 - Atualizado em 25/11/2016 03:11

Alongamento lombar: Exercícios acabam com a dor nas costas

O alongamento deve ser realizado antes e depois das atividades físicas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Agachou-se para pegar um objeto no chão e acabou com uma dorzinha nas costas? Saiba que você não é o único. Porém, essa sensação nada agradável pode ser evitada com a prática de alguns exercícios. Fazer o alongamento lombar é uma maneira de aliviar os incômodos e ativar a musculatura dessa região do corpo.

Segundo o especialista Franklin Bisneto, educador físico da academia Bio Ritmo, alongar-se é importante em qualquer momento do dia. Essa atividade traz diversos benefícios à saúde e pode aumentar o seu desempenho no treino. “Ela evita entorse de tornozelo, distensão muscular e lesões ligamentares”, explica.

homem não fez alongamento lombar e sente dores nas costas

É fundamental que você alongue cada parte do corpo antes de iniciar a sua rotina de exercícios. Já os alongamentos praticados após o treino têm como principal objetivo relaxar a musculatura trabalhada durante os movimentos.

Sem contraindicações, livre para pessoas de qualquer idade e condicionamento físico, a atividade deve contar com o auxílio de um profissional para você não acabar se machucando. “Uma pessoa sedentária pode começar com exercícios mais leves e, com o tempo, a intensidade aumentar gradativamente”, indica Bisneto.

3 exercícios de alongamento lombar

A prática do alongamento lombar ajuda a melhorar a sustentação dessa região do corpo. Esses exercícios podem ser praticados por qualquer pessoa, mas, se você apresentar dores recorrentes, não hesite em procurar um médico. É necessário identificar a causa da dor para eliminar os hábitos que causem esse problema.

A dor lombar pode ser causada pela má postura, pela prática de movimentos repetitivos e executados de forma incorreta, por manter-se muitas horas sentado ou por  levantar muito peso sem aquecer o corpo. A seguir, confira três exercícios de alongamento que prometem trazer bons resultados para a sua qualidade de vida.

1. Fique ereto e com os pés juntos. Estique os seus braços para cima e abaixe a coluna lentamente. Abrace as suas panturrilhas e mantenha as pernas esticadas. Fique nessa posição por 30 segundos.

2. Sente-se no chão e estique as pernas. Coloque um dos pés perto da região íntima. Deixe a outra perna estendida e mova o seu braço até alcançar a ponta do pé. Permaneça nessa posição por 30 segundos.

3. Fique de pé e com a postura alinhada. Abaixe a parte superior do corpo e encoste as mãos no chão. Tente manter as pernas esticadas. Aguarde 30 segundos.

Lembre-se: esses e outros exercícios devem ser autorizados por um profissional antes que você comece a praticá-los.

5 razões para praticar alongamento

1. Ajuda a diminuir as tensões que podem causar dores musculares

2. Relaxa o corpo com exercícios simples

3. Proporciona autoconhecimento e maior consciência corporal

4. Auxilia na prevenção de lesões durante o treino

5. Ativa a circulação corporal.

Curtiu as dicas de alongamento lombar? Então aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais! E não se esqueça de conferir as novidades de saúde e atividade física do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dores lombares
sustentação
aquecimento
distensão muscular

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ