Marcello Paiva / 30tododia

ESPECIALIDADE

Educação Física

ONDE ATENDE

contato@30tododia.com.br

Marcello Paiva / 30tododia

Apresentação

Marcello Paiva é professor de educação física e idealizador do 30tododia, um canal de comunicação de saúde contra o sedentarismo.

O que Trata

O objetivo do 30tododia é mostrar que um estilo de vida saudável está ao alcance de todos.
Seus conteúdos e motivação inspiram hábitos saudáveis simples de adotar, tornando o dia a dia cada vez melhor.
Como diz o Marcello: “Você não precisa ir muito, você só precisa ir.”

Formação Acadêmica

Graduado em Educação Física Plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcello também é pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. 

Cargos e Títulos

Marcello é professor de Educação Física e trabalha há 15 anos como personal trainer nas melhores academias do Rio de Janeiro.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Exercícios e Treinos

27/07/2015 06:00 - Atualizado em 28/11/2016 02:37

Alongamento: Entenda sua importância e saiba como e quando fazê-lo

O alongamento é um dos hábitos mais importantes para a prática de exercícios. César Marra, colunista do 30tododia, explica por quê.

POR

Marcello Paiva / 30tododia

  • +A
  • -A

“Alongar é importante”.

Nós sempre ouvimos essa frase quando se trata de atividade física, mas você sabe o que deveria saber sobre alongamento?

Faz realmente diferença no exercício praticado, nos resultados obtidos? Qual o melhor momento de fazê-lo? Antes ou depois do treino?

Para acabar com estas dúvidas, o pessoal do 30tododia, nossos mais novos colaboradores, conversou com o educador físico, doutor em saúde pública e colunista colaborador do portal, César Marra

 Marcello Paiva, idealizador do 30tododia, fazendo seu alongamento diário. Foto: 30tododia

Qual a importância do alongamento nos treinos?

A primeira coisa é diferenciar alongamento e treino de flexibilidade.

Flexibilidade é definida como a amplitude de um movimento na articulação ou de um grupo de articulações.

Alongamento é a forma de trabalho que visa à manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos, dentre outros objetivos. Ele é uma técnica para ganhar flexibilidade.

Maior flexibilidade é sinônimo de maior qualidade de vida. Pessoas mais flexíveis conseguem, por exemplo, subir uma cadeira ou pegar um objeto em um armário alto com muito mais facilidade do que uma pessoa com menor flexibilidade.
 

Como treinar a flexibilidade?

A recomendação é realizar treinos específicos de trabalho de flexibilidade em 1 ou 2 dias na semana.

Estudos também mostraram que, se o aluno realizar exercícios de musculação na máxima amplitude do movimento já está realizando os trabalhos de flexibilidade.
 

E o alongamento nos dias de musculação ou corrida?

Diversos estudos mostraram que o alongamento imediatamente antes dos exercícios (efeito agudo ou imediato) não previne lesão. Porém, os efeitos crônicos do alongamento (acumulados ao longo do tempo) previnem lesões.

O alongamento feito após o exercício não se justifica pela existência de microtraumas musculares. Alongar neste momento não traz nenhum benefício, podendo até mesmo provocar maior dano muscular

O recomendado é realizar apenas o aquecimento antes dos exercícios para grupos musculares, com movimentos com pesos leves e algumas repetições, de 10 a 20.

Desafio Vivo Mais Saudável+30tododia 

É só tirar a foto e postar com as tags #vms e #30tododia no Instagram!

Participe do desafio da semana no Instagram!

Fique de olho no Facebook do Vivo Mais Saudável e siga @vivomaissaudavel no Instagram para participar dos próximos desafios!

TAGS
alongamento
aquecimento
flexibilidade
qualidade de vida
30tododia
treino

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ