Exercícios e Treinos

10/09/2015 08:46 - Atualizado em 06/12/2016 04:01

Alimentos energéticos melhoram o desempenho no treino

Nem sempre os carboidratos são vilões da dieta. Veja como incluí-los na alimentação.

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Redação

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Ter energia para enfrentar os perrengues do dia a dia é indispensável. No momento do treino, então, nem se fala. Os alimentos energéticos, ricos em carboidratos, conferem disposição ao corpo e são indispensáveis para ganhar músculos e queimar as odiadas gordurinhas.

Muitas vezes, carboidratos e gorduras são citados como vilões. Porém, ao cortá-los da dieta, podem surgir sintomas desagradáveis como cansaço, fadiga, estresse e problemas de memória. “São eles que fornecem energia ao nosso organismo e são indispensáveis, principalmente, para pessoas fisicamente ativas”, explica a nutricionista Geórgia Bachi.

Os carboidratos desempenham diversas funções, como a nutrição das células do sistema nervoso central. As gorduras são essenciais para uma série de hormônios, também. Segundo a nutricionista, a carência desses alimentos pode ser prejudicial a saúde. “Sem esses alimentos, funções vitais como andar, enxergar e pensar seriam dificultadas”, afirma.

mulher fitness comendo alimentos energeticos

Acerte na escolha dos alimentos

Não é porque você deve consumir carboidratos que pode atacar chocolates e massas hipercalóricas. Para garantir bons resultados, é indicado o acompanhamento nutricional para saber quais são as melhores opções para o seu treino e como fracionar as refeições de maneira adequada.

Os alimentos energéticos estão presentes em sua cozinha e podem ser preparados de forma simples e sem segredos. A seguir, veja quais são os mais recomendados pela nutricionista.

A gordura encontrada no bacon, na linguiça, na salsicha ou em outros embutidos não deve fazer parte do plano alimentar. Deve-se apostar em fontes mais saudáveis, como carnes magras, gema de ovo, abacate, castanhas, óleo de coco e azeite de oliva extravirgem. “Elas serão muito bem-vindas em nossa dieta”, afirma.

Os carboidratos refinados de rápida absorção, como açúcar, alimentos processados, refrigerantes, e alguns sucos de fruta, devem ser evitados. Já os ricos em amido, como milho, arroz, massas, mandioca e batata-doce, são adequados e devem complementar as suas refeições.

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Alimentos energéticos para o treino

Os alimentos energéticos devem ser consumidos todos os dias antes de ir para a academia. “De regra, podemos utilizá-los cerca de uma hora antes do treino”, aconselha Geórgia. Quem malha de manhã e não consegue ingerir a quantidade adequada pode consumir carboidratos e gorduras antes de dormir, desde que sejam boas escolhas.

Confira a seguir algumas dicas de lanchinhos saudáveis:

- Frango com batata-doce: pode ser consumido em sua versão clássica ou na forma de um escondidinho. Durante o preparo, controle a adição de sal.

- Abacate com whey protein: algumas musas fitness gostam de consumir essa mistura antes de dormir. Para preparar, basta amassar a fruta e acrescentar um scoop da proteína indicada pelo nutricionista.

- Mix de nuts: pode ser salgado ou doce. As sementes e as frutas secas devem ser recomendadas e liberadas pela profissional que estiver lhe atendendo.

Qual dessas opções é a sua preferida? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de como potencializar seu treino aqui no Vivo Mais Saudável.

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