Giovana Guido

ESPECIALIDADE

Fitness, Saúde e Boa Forma

ONDE ATENDE

Giovana Guido

Apresentação

Atleta internacional competidora da Federação Internacional Bikini Fitness do fisiculturismo e fitness (IFBB), escritora e palestrante. Formada em Nutrição, com especialização em Nutrição Esportiva. 

Instagram: @giovanaguido

O que Trata

Atualmente, está sob licença da Nutrição com total dedicação à carreira de atleta fitness e produção de conteúdo com dicas de boa forma.

Formação Acadêmica

Formada em Nutrição, Pós-graduada em Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva.

Cargos e Títulos

Vice campeã brasileira IFBB.

Exercícios e Treinos

22/12/2014 06:00 - Atualizado em 05/12/2016 08:22

Alimentação antes e após o treino: Atleta fitness tem dicas preciosas

Aumentar massa muscular, eliminar gordura ou melhorar performance esportiva, seja qual for o seu objetivo, foque na qualidade das suas refeições.

POR

Giovana Guido

  • +A
  • -A

O portal Vivo Mais Saudável sabe que boa forma sem saúde não é nada. Mais que resultados aparentes, o que vale mesmo é ter mais qualidade de vida, mais disposição no dia a dia e um organismo saudável, cheio de energia, com mente e corpo em máxima sintonia. Mudar o corpo é, antes de tudo, mudar hábitos e ganhar bem-estar é ganhar uma nova rotina.

Para ajudar você nessa, buscamos incessantemente informação que faz bem com especialistas de diferentes áreas. Giovana Guido, nossa mais nova colaboradora, é atleta fitness formada em Nutrição.

Aproveite todo conhecimento de saúde e boa forma para seus treinos!

Avalie agora seu condicionamento físico

Nutrição e Fitness: um casamento perfeito para potencializar seus treinos

Muitos atletas e/ou pessoas fisicamente ativas não dão a devida importância às refeições pré e pós-treino, por simplesmente não saberem exatamente o real benefício delas. Existem muitos casos de indivíduos que se exercitam em jejum ou que, na vontade de emagrecer, tomam só chazinho com uma torrada, por exemplo. Esse comportamento é totalmente errado.

Se você tem um objetivo traçado - seja ele aumentar massa muscular, eliminar gordura ou melhorar performance esportiva - saiba que as refeições pré e pós-treino são cruciais para que seu objetivo seja atingido mais rápido. Então, perca o hábito de ficar em jejum antes e após. Veja como planejar sua rotina.

Quantas calorias você queima em cada atividade física? Descubra aqui. 

Alimentação antes do treino

A refeição antes do exercício deve conter nutrientes para fornecer energia, aumentar força e resistência, evitar fome e hipoglicemia durante o treino, manter um bom estado de hidratação e evitar catabolismo muscular (quebra de aminoácidos no músculo). Quando bem nutrido, você poderá se sentir mais bem disposto, forte e resistente ao esporte.

O que comer?

Você pode fazer uma refeição completa de 3-4 horas antes (almoço ou jantar, café da manhã reforçado ou lanches intermediários reforçados). 

Sugestões para você incluir no cardápio:

Arroz + feijão + carne magra + salada ou;

Massa integral com proteínas - como macarrão com molho de atum ou frango ou;

Refeição mais leve de 1-2 horas antes - suplementação de Whey protein ou Blend Proteico com Waxy Maize ou lanche natural com pão integral ou vitamina com fruta e cereal ou granola com iogurte ou banana com aveia e mel ou batata doce com peito de frango ou shake de hipercalórico, etc.

Clique e saiba o peso ideal para sua estrutura corporal.

Alimentação após o treino

Agilizar recuperação muscular e do organismo como um todo, repor os estoques de glicogênio, reconstruir fibras musculares, repor os líquidos perdidos, alimentar as células do sistema imunológico e renovar o corpo para o próximo treino, estes são os objetivos desta refeição. Ao se alimentar logo após o treino, seus músculos se tornam mais fortes e resistentes, afinal, não terão que se esforçar para buscar nutrientes de outros locais do corpo.

O que comer?

O ideal é uma refeição logo após o término do exercício, com uma tolerância de 30 minutos.

Sugestões:

Whey protein ou Blend Proteico com dextrose ou;

Lanche natural com pão branco + suco de frutas ou;

Vitamina de frutas – com iogurte + frutas e cereais ou;

Batata inglesa com carne ou frango ou;

Sopa de legumes com frango e macarrão ou;

Isotônicos, água de coco, frutas, mel, etc.

Garanta que essas refeições sejam feitas corretamente e em breve você notará diferenças, não deixando é claro, de organizar o restante das refeições do dia e realizando seus treinos com disciplina.

Bons treinos!

Visite Receitas Saudáveis e veja algumas ideias para o seu cardápio saudável!

Em Exercícios e Treinoshá mais dicas para suas horas de puro suor.

Deixe seu comentário e compartilhe informação que faz bem!

Também estamos no facebook.

 

REFERÊNCIAS DO ARTIGO DA ESPECIALISTA:

KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002;

BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005;

MAUGHAN, Ronald J.; BURKE, Louise M. Nutrição esportiva. Editora Artmed, 2004.

 

TAGS
fitness
como ganhar massa magra
como ganhar definição muscular
como melhorar performance
boa forma
nutrição
dicas de treino

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ