Exercícios e Treinos

11/10/2015 05:25 - Atualizado em 10/12/2016 05:15

Agachamento sumô: Mais um exercício para deixar você em forma

Inspirado na luta japonesa, o movimento define coxas e glúteos.

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Redação

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Com a proximidade do verão, a preocupação com o corpo fica ainda maior. Barriga sarada, pernas torneadas e bumbum empinado são os grandes desejos estéticos de muitas mulheres. Para contribuir com esses resultados, o agachamento sumô propõe muita força e resistência para o treino.

O agachamento, em geral, é um dos exercícios mais eficazes no fortalecimento e na definição muscular. Podendo ser feito dentro e fora da academia, é uma atividade simples e muito benéfica. Porém, deve ser realizado com cautela, pois pode sobrecarregar as articulações dos joelhos, principalmente. Saiba como conseguir o corpo dos sonhos sem riscos.

mulheres praticam agachamento sumo

Entenda o agachamento sumô

O agachamento sumô, em específico, trabalha intensamente o interior da coxa, uma das partes do corpo que mais incomodam a mulherada. Para executar o movimento, é preciso que a coluna esteja ereta para evitar que a lombar seja sobrecarregada.

Aprenda o movimento: Segure um halter à sua frente e afaste as pernas, com os joelhos e pés virados para fora, de forma que o quadril possa ir para trás. Com as costas retas e os joelhos na mesma posição que os pés, comece o agachamento, mantendo a postura durante todo o exercício. Depois da descida, vá voltando à posição inicial até que as pernas fiquem esticadas.

Sim, o exercício lembra a posição inicial dos praticantes das lutas de sumô. Vem daí o nome.

Além de trabalhar as coxas, o agachamento movimenta a musculatura dos glúteos, firmando ainda mais o bumbum. Também oferece maior flexibilidade, equilíbrio e, eventualmente, amplitude de movimento. Ainda, com a ajuda do halter, os braços são trabalhados durante o exercício.

O agachamento sumô deve ser feita de maneira devagar, sem descer ou subir com rapidez excessiva. Esse tempo para o movimento é o que proporciona maior contração dos músculos e, consequentemente, melhores resultados.

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Desenvolva a consciência corporal

Para obter bons resultados, o agachamento sumô deve ser feito com cautela e, principalmente, consciência corporal. O que isso significa? Quer dizer que cada pessoa possui suas próprias limitações e deve respeitá-las.

Escolher o halter com uma carga inferior, especialmente no início, pode ser positivo para que o atleta se habitue ao exercício e aprenda, desde as primeiras tentativas, a executar o movimento corretamente. Ao longo do tempo, o aumento de peso poderá ser gradual.

Além disso, as repetições variam bastante. Enquanto algumas pessoas conseguem fazer três séries de 15 agachamentos, outras não terão esse condicionamento e podem, até mesmo, sofrer uma lesão pela sobrecarga nas articulações.

Conversar com um educador físico é fundamental para que ele possa lhe orientar sobre essa e outras atividades. Alterne o exercício com outras modalidades para garantir uma definição uniforme. Respeite as limitações do seu corpo e tenha paciência. Com empenho e dedicação, os resultados virão e você poderá encarar novos desafios.

Pareceu fácil? Qual a sua opinião sobre esse exercício? Deixe um comentário! E continue de olho nas dicas de atividade física do Vivo Mais Saudável.

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