Exercícios e Treinos

04/09/2015 02:15 - Atualizado em 24/11/2016 12:35

Agachamento com sobrecarga deixa o bumbum durinho

O exercício trabalha vários grupos musculares, como glúteos, pernas, coxas e costas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O agachamento já é considerado um dos melhores exercícios para deixar o bumbum firme e levantado. Com um peso maior que apenas o do corpo, é possível potencializar ainda mais os resultados. O agachamento com sobrecarga trabalha glúteos, pernas, coxas e outros grupos musculares.

Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de realizar o exercício, já que a execução do movimento de forma errada, ou uma carga excessiva, podem acabar provocando lesões.

Como funciona o agachamento com sobrecarga

Como o agachamento com sobrecarga afeta diretamente vários músculos do corpo, ele é indicado para todos os tipos de treinos, pois ajuda na hipertrofia, na queima de gordura e também na definição muscular. Tonifica principalmente as coxas e os glúteos, deixando o bumbum durinho e definido.

Ele é importante porque, ao fazer um exercício que trabalhe mais de um grupo muscular, o corpo é estimulado a produzir testosterona, hormônio que age na reconstrução do músculo. Com isso, ocorre o crescimento e o fortalecimento muscular de todas as regiões que estejam sendo trabalhadas.

mulher praticando agachamento com sobrecarga com barra

Para que o exercício seja feito corretamente e forneça bons resultados, é indicado sempre realizá-lo em academias, com o acompanhamento de um profissional. Para quem possui experiência em musculação e já realiza a modalidade, é possível adaptá-la para fazer até mesmo em casa.

Nesse caso, no lugar na barra com pesos, como é feito nas academias, o agachamento com sobrecarga pode ser realizado com pesos presos ao corpo. Uma opção é prender um par de caneleiras na cintura, ou então usar um colete de peso para fazer o exercício.

Um dos principais cuidados na hora de realizar o movimento é a posição dos pés. Eles devem ficar bem firmes no chão, abertos na mesma linha dos ombros.

No caso do exercício com a barra, posicione-a na parte posterior dos ombros para ter mais firmeza e evitar que ela force a coluna para baixo. Assim, haverá uma leve inclinação do tronco para a frente, dando menor sobrecarga nos quadris e maior sobrecarga nas coxas, glúteos e costas.

Cuidados e contraindicações do exercício

Em qualquer treino de musculação, é indispensável o acompanhamento de um profissional qualificado. Ele indicará a carga adequada, a execução correta dos movimentos e ainda outros exercícios para complementar a série, fundamentais para ajudar a fortalecer as regiões do corpo exigidas no agachamento com sobrecarga.

Saiba Mais
Tipos de agachamento: Conheça 9 opções para praticar
Bumbum durinho: Exercícios certos garantem os melhores resultados
Veja como preparar um treino de agachamento livre passo a passo

Com isso, é possível evitar sobrecarregar as regiões da perna com cargas muito elevadas. Além disso, movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalos durante as séries pode causar diversos problemas nas articulações, principalmente do joelho.

Os exercícios de agachamento com sobrecarga realizados inadequadamente podem forçar os ligamentos, os meniscos e os tendões do joelho. Com o tempo, o excesso de peso na atividade pode provocar tendinopatia, uma inflamação nos tendões, além de degeneração na cartilagem e nos meniscos.

Quando a carga é muito pesada pode até causar um corte no menisco. Em alguns casos, ocorre uma falha muscular durante a atividade e o peso vai todo para a região articular, sobrecarregando os ligamentos, que esticam demais e se rompem.

Por isso, o exercício deve sempre ser realizado respeitando as limitações físicas de cada pessoa. A evolução e o aumento da carga deve ocorrer de forma gradativa e com o acompanhamento de um personal trainer ou professor de Educação Física.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bumbum durinho
glúteos
tipos de agachamento
academia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ