Exercícios e Treinos

12/10/2014 08:01 - Atualizado em 05/12/2016 01:44

Aeróbico ou musculação: Como fazer a escolha correta para perder peso

Diferenças entre trabalho aeróbico e musculação terá impacto na perda de peso e na forma física.

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Redação

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Emagrecer não é uma tarefa simples. Pelo contrário: exige dedicação e disciplina. A boa notícia é que benefícios à saúde e a melhora na qualidade de vida compensam qualquer esforço. Muitas pessoas, quando decidem emagrecer, não sabem como começar ou quais exercícios físicos devem adotar para perder peso.

Ficar em dúvida entre aeróbico ou musculação é mais comum do que se imagina. Entender o processo de emagrecimento a fundo e os benefícios de ambas as práticas é fundamental para fazer a melhor escolha.

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Exercício aeróbico ou musculação?

Antes de tudo, é importante entender que o emagrecimento só é possível quando há um gasto calórico superior à quantidade de calorias ingeridas. Ou seja: de nada adianta correr 30 minutos na esteira e depois jantar uma pizza de bacon, pois a ingestão de calorias vai anular o que foi gasto com a atividade, mantendo os níveis de gordura.

A contribuição dos exercícios físicos – aeróbico ou musculação – decorre do aumento no gasto calórico diário, proveniente do estímulo ao metabolismo alcançado com a prática. A atividade física regular aliada a uma alimentação leve, equilibrada e balanceada, rica em frutas, legumes e vegetais, é, sim, capaz de contribuir decisivamente e de forma muito significativa para a perda de peso.

Exercícios aeróbicos oferecem maior gasto calórico

Exercícios aeróbicos são aqueles que trabalham vários grupos musculares de forma rítmica e por vezes veloz, como a corrida, o ciclismo, a natação e a dança, entre outros. Trata-se de uma excelente escolha para quem deseja perder peso, pois a gordura é a principal fonte de energia do organismo durante o exercício aeróbico.

Quanto maior a intensidade e a duração do exercício, por mais tempo a gordura será consumida e melhores resultados serão alcançados no emagrecimento.

Entre os principais benefícios dos exerícios aeróbicos estão:

- Aumento do metabolsimo

- Perda calórica

- Diminuição da pressão arterial

- Melhora da capacidade cardiorrespiratória

- Elevação do número de células vermelhas do sangue

- Tonificação de vários grupos musculares

- Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.

Musculação aumenta os níveis de massa muscular

A musculação, por outro lado, preza por exercícios específicos voltados para o ganho de massa muscular. Para que isso ocorra, há atividades pontuais com levantamento de peso, em que os grupos de músculos são trabalhados de forma separada.

Muitas pessoas acreditam que a musculação não contribui para o emagrecimento, mas isso é um mito. Além de gastar calorias durante o treino, o organismo tem um gasto ainda maior no descanso, recuperando o músculo que foi trabalhado e que, por isso, encontra-se “lesionado”. Esse processo demanda um grande gasto energético.

Além disso, o aumento da massa muscular contribui para acelerar o metabolismo e para a melhora da estética em geral, já que a rigidez muscular melhora a aparência, modelando o corpo.

Aeróbico ou musculação? Os dois!

Esclarecidas as vantagens dos dois tipos de exercícios, a dica é combinar ambos, tirando o melhor de cada um. Se você está em dúvida entre praticar um exercício aeróbico ou musculação, entenda que um não precisa necessariamente anular o outro.

O que você pode fazer, por exemplo, é dar preferência à corrida e, após o exercício, malhar. Esse tipo de atitude é comum e garante resultados mais expressivos para o emagrecimento.

Antes de escolher onde praticar o exercício aeróbico ou musculação, no entanto, é importante consultar um médico e procurar acompanhamento profissional de alguém especializado no tema. Cada organismo reage de forma diferente aos estímulos, de modo que só um profissional é capaz de indicar a melhor atividade para cada caso e acompanhar sua execução.

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