Exercícios e Treinos

01/07/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 12:26

Academia em casa: veja acessórios para treinamento funcional

Com os acessórios para treinamento funcional, você entra em forma rapidinho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O treinamento funcional é uma modalidade de exercício que se baseia em movimentos naturais do ser humano. Alguns exemplos são pular, agachar, puxar, girar e empurrar, ações que praticamos nas mais variadas atividades do nosso dia a dia e às vezes nem nos damos conta que também colaboram para o condicionamento físico. Veja agora acessórios para treinamento funcional que vão deixar você em forma sem sair de casa.

Acessórios para treinamento funcional maximizam resultados

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

O treinamento funcional é uma alternativa perfeita para quem está cansado da monotonia dos treinamentos de musculação das academias, sempre muito repetitivos e praticados no mesmo ambiente. Afinal, não se baseia em movimentos mecânicos em eixos definidos e isolados, mas trabalha o corpo todo em cada exercício.

A prática desse método previne lesões e traz uma série de benefícios, inclusive o de tornar o corpo mais inteligente, uma vez que ele combina diferentes habilidades, como treino aeróbico e de equilíbrio, por exemplo.

E os resultados da atividade são ainda melhores se praticados com regularidade e de maneira planejada – essa é a base do treinamento funcional. Para isso, são utilizados acessórios para treinamento funcional, como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. 

Benefícios do treinamento funcional

Entre os principais benefícios trazidos pelo treinamento funcional estão o ganho de equilíbrio, força, condicionamento físico e agilidade. O praticante melhora a sua postura durante o percurso, bem como a biomecânica da passada, otimizando, assim, o consumo de energia pelo seu organismo.

Com o treinamento funcional, são trabalhadas as extremidades do corpo, como braços e pernas, e também é ativada a musculatura estabilizadora e a movimentadora, dando grande ênfase no centro do corpo (o complexo lombo-pélvico e quadril).

A variação de treinos e possibilidade de realizá-los em céu aberto são uma grande vantagem para quem quer um exercício menos mecânico do que a musculação em academia. E o melhor: as sessões são curtas, de 50 minutos a uma hora, e podem ser feitas de três a cinco vezes por semana.

6 acessórios para treinamento funcional

Conheça os acessórios para treinamento funcional que vão deixar seu treino mais completo:
 
Medicine ball
 
São bolas estofadas que podem ser utilizadas em uma série de exercícios, que desenvolvem resistência cardiorrespiratória, força, flexibilidade, velocidade, potência, precisão, agilidade, coordenação e equilíbrio. Podem ser usadas, por exemplo, como apoio na hora do abdominal e no treino de levantá-las. Costumam pesar um, dois, cinco, sete ou dez quilos.
 
Escada de agilidade
 
Esta escada não é para subir, mas sim para ser fixada no chão e usada como marcação de circuito para treino de velocidade, agilidade , coordenação e pilometria.
 
Kettlebell
 
Um dos acessórios para treinamento funcional usados para ganho de força, a kettlebell é uma bola de ferro com alça que ajuda também na flexibilidade e na resistência. Existem vários movimentos que podem ser praticados em série e que trabalham conjuntos musculares diferentes do corpo.
 
Corda
 
A brincadeira de pular corda na infância era um excelente exercício físico. Desenvolve resistência aeróbica e é uma excelente maneira de queimar centenas de calorias.
 
Rope training
 
É feito com uma corda, que pode ser instalada no quintal da sua casa. Basta fixá-la bem em algum lugar e segurá-la com as duas mãos, fazendo movimentos repetidos para cima e para baixo. Desenvolve resistência aeróbica e anaeróbica e força muscular.
 
Elástico
 
São cordas de borracha, flexíveis, versáteis e portáteis, que possuem uma alça em cada extremidade. Desenvolvem a resistência, força e flexibilidade, e podem ser usadas em uma série de movimentos que incluem pernas e braços, principalmente.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ