Exercícios e Treinos

16/10/2015 07:28 - Atualizado em 09/12/2016 10:16

Abdução de quadril deixa suas pernas lindas

O exercício garante o fortalecimento e a definição das pernas e dos glúteos.

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Redação

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Para conquistar pernas torneadas e fortes, o segredo é muito exercício e comprometimento. A abdução de quadril é um dos movimentos que devem fazer parte do treino de membros inferiores, pois traz ótimos benefícios.

O educador físico Maurício Nascimento explica que a abdução de quadril pode ser realizada de diversas maneiras. Qualquer que seja o estilo escolhido, porém, é importante que haja o acompanhamento de um profissional para que ele garanta que a execução do movimento seja correta.

mulher fazendo abducao de quadril

Como fazer a abdução de quadril

Maurício explica que a abdução de quadril tradicional é feita com o corpo deitado de lado. Mantenha as pernas retas e esticadas, com os joelhos juntos. Apoie a sua cabeça na mão que está por baixo. A outra mão deverá ficar em frente ao corpo, apoiada no chão.

Ao expirar, eleve a coxa para cima, formando um ângulo de 45 graus com o chão. Mantenha o músculo flexionado por cerca de dois minutos. Inspire e volte à posição inicial.

É importante que tanto o movimento de elevação quando o de descida sejam realizados vagarosamente. O músculo tende a se esforçar mais e ficar mais flexionado quando o exercício é feito com cautela, o que também ajuda a prevenir lesões.

Se você já está mais habituado com a abdução, é possível utilizar tornozeleiras com peso para intensificar ainda mais o exercício. Porém, lembre-se de escolher o peso levando em conta seus limites.

Para que o movimento traga resultados positivos, a perna deve ser elevada de maneira correta, e não impulsionada. Esse erro " costuma ocorrer, geralmente, quando utilizamos pesos mais pesados do que conseguimos levantar", comenta o educador físico. Por isso, prefira adicionar as tornozeleiras ao longo do tempo, quando já se sentir seguro com a abdução de quadril.

Outra forma de executar o movimento é ficando em pé, com a perna do lado de fora, presa a um cabo. Nessa modalidade, você leva a perna para a parte de fora, mantendo a coluna ereta e movimentando apenas a perna ligada ao cabo.

Qualquer uma das técnicas escolhidas trabalha os glúteos, as coxas e músculos do quadril, definindo e fortalecendo a região.

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Alie o exercício a outros movimentos

A abdução de quadril, quando feita de forma correta e aliada a hábitos saudáveis, contribui para curvas mais definidas e membros mais fortes. No entanto, para haver definição e hipertrofia uniforme, a atividade deve ser alternada com outros exercícios.

É importante que haja essa alternância para não sobrecarregar os músculos e as articulações, também. Um educador físico poderá auxiliá-lo a escolher as melhores séries, focando no seu objetivo principal.

Esse exercício faz parte do seu treino? Qual a sua opinião sobre ele? Conte para nós! E continue ligado nas dicas de atividades físicas do Vivo Mais Saudável.

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